Portal Jambu

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação

Começa nesta quinta-feira, 08, às 19h, no Boulevard da Gastronomia, a cerimônia de abertura da temporada 2025 dos Arrastões do Pavulagem. A noite marca também o início das oficinas do Batalhão da Estrela e será embalada por uma roda musical com os músicos Ronaldo Silva, Júnior Soares e integrantes da Roda Cantada. Os arrastões do Pavulagem 2025 celebram o “Arraial da Floresta” com cultura, tradição e sustentabilidade em Belém.Com cortejos marcados para os dias 15, 22 e 29 de junho e 6 de julho, a programação inclui oficinas, cortejo fluvial, rodas de conversa e ações ambientais, a edição deste ano propõe uma reflexão sobre a ancestralidade amazônica e a urgência de práticas sustentáveis no presente. Ao todo, serão quatro domingos de festa, cultura e mobilização coletiva, com concentração na Praça da República e trajeto pelas principais avenidas do centro da cidade.

A quadra junina do Pavulagem se estende por dois meses de atividades gratuitas, entre oficinas, ensaios, rodas de conversa, cortejo fluvial e ações educativas. As oficinas para iniciantes, que ocorrem de 8 a 24 de maio no Boulevard da Gastronomia, já contam com cerca de 400 participantes orientados por 12 instrutores e 20 auxiliares. Desde que foram criadas, essas oficinas já formaram mais de 10 mil brincantes.

No dia 12 de junho, o tradicional cortejo fluvial retorna ao calendário, levando os Mastros de São João pelas águas da baía até a Escadinha do Cais do Porto, em uma travessia simbólica que resgata rituais amazônicos de celebração aos ciclos da natureza.

O Instituto Arraial do Pavulagem, que organiza a programação com patrocínio da Equatorial Pará, estima que ao menos 1.200 pessoas integrarão o Batalhão da Estrela em 2025, número recorde na história dos Arrastões.

Para Ronaldo Silva, cofundador do Instituto Arraial do Pavulagem, o evento é um compromisso contínuo com a cultura da Amazônia. “São 38 anos levando música, memória e pertencimento para as ruas. Fortalecer essa identidade coletiva é o papel do Arraial”, afirma.

Inspirado pelo tema “Arraial da Floresta”, o Instituto ofertará atividades de conscientização sobre o meio ambiente com crianças e jovens, oficinas de reaproveitamento de materiais, coleta seletiva durante os cortejos e pontos de hidratação com água potável em copos reutilizáveis.

Uma das iniciativas é a troca de resíduos recicláveis por eco copos personalizados. A cada domingo, mil unidades serão distribuídas mediante a entrega de quatro copos plásticos ou três latas. Os copos também podem ser adquiridos mediante doação de recicláveis em pontos específicos dos Arrastões.

Calendário:

08/05: Cerimônia de Abertura + roda musical – Boulevard da Gastronomia

08 a 24/05: Oficinas para iniciantes – Boulevard da Gastronomia

24/05: Roda de Boi com convidados – Boulevard da Gastronomia

25/05 a 11/06: Ensaios do Batalhão da Estrela – Boulevard da Gastronomia

05/06: Projeto Oralidades: roda de conversa sobre saberes ancestrais

12/06: Cortejo fluvial + ensaio geral + levantamento dos mastros + roda de boi – Escadinha do Cais do Porto e Praça Waldemar Henrique

Cortejos: 15, 22 e 29 de junho e 6 de julho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu