Por Rafael Arcanjo | Foto: Divulgação
O Centro Cultural Banzeiro oferta mais uma edição do projeto “Banzeiro de Saia”, que promove oficinas de dança de carimbó e percussão, assim como atividades extras de artesanato e ecologia, para meninas de idade entre 10 e 14 anos, em Alter do Chão, distrito de Santarém. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online ou presencialmente no espaço até dia 30 de junho. Aprovada no edital de dança da Lei Paulo Gustavo/FCP, a iniciativa chega a sua terceira edição com a previsão das aulas começarem em julho no Centro Cultural.
As atividades das oficinas estão previstas para acontecer a partir de 01/07, em dias alternados por tema. Às segundas, quartas e sextas são os dias para a realização das oficinas de dança de carimbó. Já às terças e quintas, as atividades serão de aula de percussão. Aos sábados é a vez de atividades extras como artesanato e ecologia serem ensinadas às crianças inscritas. Em agosto, como resultado das oficinas, uma grande apresentação formada pelas alunas vai acontecer no Centro Cultural Banzeiro.
O Centro Cultural Banzeiro é um espaço de arte e educação sediado em Alter do Chão, distrito da cidade de Santarém, no Baixo Amazonas. Construído em 2013, o centro é propriedade dos mestres Claudio Ferreira e Marcele Santos e, inicialmente, era chamado de Senzala Amazônia de Capoeira, por conta do trabalho de capoeira desenvolvido por Cláudio na Casa da Criança. Depois de uma reforma em 2019, o espaço passou a se chamar Centro Cultural Banzeiro, estabelecendo-se enquanto um local de atividades culturais voltadas à cultura popular, principalmente o carimbó e a capoeira.
Atualmente, o espaço foi reaberto após nova reforma para aprimorar as dependências do estúdio de dança, com inclusão de espelho, piso adequado e estrutura audiovisual completa, assim como recursos de acessibilidade para PCDs.
Serviço:
Projeto “Banzeiro de Saia”
Período de Inscrições: Até 30 de junho.
Onde se inscrever: Presencialmente no espaço do Centro Cultural Banzeiro, ou online via formulário digital.
Público-alvo: Meninas entre 10 e 14 anos de idade;
Vagas: 15 vagas disponíveis.
Atividades:
Dança de Carimbó – segundas, quartas e sextas, às 16h;
Aulas de percussão – terças e quintas, às 16h
Oficinas de artesanato e ecológicas – aos sábados, com horário combinado previamente.
Início das atividades: 01 de julho
Apresentação final: 03 de agosto
Local das oficinas: Centro Cultural Banzeiro, Travessa Francisco Pedroso, 25 – Alter do Chão.