Portal Jambu

Por Evelyn Ludovina

Para muitos o ano só começa depois do carnaval. Uma semana de muita festa, diversão, alegria, mas também que produz muito lixo e que degrada o meio ambiente. Por isso que hoje o Portal Jambu veio te dar algumas dicas para mostrar que dá pra ir muito além do glitter biodegradável e fazer uma festa bonita, divertida e ecológica.

Em épocas festivas o acúmulo de lixo cresce consideravelmente, principalmente quando estamos falando de carnaval. São fantasias que não serão usadas depois, materiais não recicláveis jogados nas ruas e em canais, além do glitter que demora milhares de anos para se decompor na natureza.

Reaproveitar fantasias antigas é uma ótima opção para quem quer ajudar o meio ambiente e está com a grana curta. Pode ser usando algum adereço antigo, usando alguma peça que já tem no guarda roupa ou apostando em peças mais versáteis como um body, que pode ser usado tanto para a folia, quanto para outras ocasiões futuras

Na hora de beber, as latinhas de alumínio são a melhor opção. O alumínio é o material mais reciclado do Brasil, enquanto as long necks, devido a composição do seu material, não permite a sua reutilização. Ou seja, a embalagem não é retornável e leva por volta de 5.000 anos para se decompor na natureza. Sendo assim, após a utilização do produto, são jogadas no lixo e levadas aos lixões ou aterros sanitários, ocasionando poluição.

Mas nada adianta se você usar materiais biodegradáveis e recicláveis se você jogar seu lixo no chão. É sempre bom lembrar que o lugar de lixo é no lixo. E atenção redobrada se o seu carnaval é perto de rio ou mar. Guarde papéis, embalagens e qualquer resíduo que você produzir até encontrar uma lixeira e faça o descarte de forma correta.

E por fim, mas não menos importante, o glitter! O brilho é uma das marcas registradas do carnaval, e é claro que ele não pode ficar de fora da festa esse ano. Mas, apesar de ser maravilhoso na hora de compor a fantasia, o item é feito de microplásticos e substâncias químicas que levam anos e anos para se decompor. Esses pedacinhos de plástico têm capacidade de absorverem produtos tóxicos, que causam danos à saúde e também à biodiversidade. Então, que tal experimentar o glitter biodegradável? Ele pode ser comprado em algumas farmácias, lojas de maquiagem e também nas Americanas.

Gostou das dicas? Então já deixe tudo anotado para aproveitar o carnaval da melhor maneira e com a consciência tranquila.

Foto de capa: Reprodução internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu