Da Redação | Foto: Isabelle Novaes
A cantora e compositora Ceumar, de Minas Gerais, chega a Belém para dois shows gratuitos de sua turnê nacional “Ceumar 35 Anos de Música”, neste final de semana, no Teatro Margarida Schivasappa, às 19h, no sábado, e às 18h, no domingo. A apresentação terá a participação especial do cantor paraense Nilson Chaves, e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do evento, na bilheteria do teatro. Este projeto foi fomentado pela Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023.
Natural da região da Serra da Mantiqueira, no sul mineiro, Ceumar Coelho começou a cantar e tocar ainda na juventude. Ela estudou violão na Fundação de Educação Artística, fundada em Belo Horizonte, e, aos seus 16 anos, venceu a categoria de Melhor Intérprete do Festival de Itanhandu. O show “Ceumar 35 Anos de Música” é uma imersão na trajetória musical da artista, passeando desde o início, no final da década de 1980, até a atualidade.
A apresentação será feita no formato voz e violão, com uma retrospectiva da carreira de Ceumar, com composições autorais e músicas de grandes parceiros. O show terá participação de Webster Santos, multi-instrumentista baiano, que esteve ao lado de Ceumar na gravação dos oito álbuns da carreira dela.
Ceumar já passou pela Europa, quando morou por cinco anos em Amsterdã, capital dos Países Baixos, e se apresentou em países como França, Itália, Portugal e Bélgica, levando consigo a brasilidade. Na discografia da artista, iniciada em 1999, ela traz discos como “Dindinha” (1999), Achou!” (2006), “Meu Nome” (2009), “Ceumar & Trio Live in Amsterdam” (2010), “Silencia” (2014), “Viola Perfumosa – Homenagem à Inezita Barroso” (2018) e “Espiral” (2019).