Da Redação | Foto: Daniel Clemente
Lançado neste mês de março, “Camisa Florida” é a mais nova produção do rapper paraense Prog Mc e tem inspirações fortes na cultura do estado. O clipe foi gravado em cenários como a praia da Aldeia, um dos principais cartões-postais de Cametá, e no Bar do Gato, um pub/acervo histórico com temática retrô que resgata a memória local. O clipe pode ser assistido no canal oficial do cantor no YouTube, e a música está disponível nas principais plataformas digitais.
A canção é baseada na infância do rapper, na Vila de Areião, interior de Cametá, no nordeste paraense. “O que me motiva a escrever é a vontade intrínseca a mim de relatar minhas vivências e, logo após a escrita, musicalizá-las. Vivências as quais perpassam pela Vila de Areião, localizada no interior de Cametá. Foi lá que busquei inspiração para compor Camisa Florida, pois foi onde passei minha infância. Busquei, durante o processo de escrita dessa canção, me colocar no lugar do Prog ‘gito’, ainda ‘zinho’ que ali viveu. A poesia transmite um olhar lúdico diante da realidade daquele território, fazendo com que, quem a ouça, tenha um sentimento nostálgico”, conta Prog MC.
Influenciado pela leitura do livro “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, e pela poesia “O menino que carregava água na peneira”, do poeta Manoel de Barros (um trecho da letra da música faz uma referência direta à poesia), Prog refletiu acerca de sua vida pessoal e sobre a sua cidade.
“O romance de Clarice Lispector conta a história de Macabéa, uma jovem nordestina que migra para o centro-sul do país a fim de buscar por novas oportunidades de vida. A leitura permitiu com que eu refletisse sobre o êxodo rural muito comum para quem vem do interior, pois, por conta da falta de acesso ao emprego ou estudo, muitos sentem a necessidade de buscar por oportunidades em outros lugares, geralmente nas grandes capitais. Com a mudança vem também muitos entraves: o preconceito, as dificuldades financeiras, os abusos (infelizmente, muito comuns com garotas que saem do interior para trabalhar em casas de família), por exemplo. São várias as problemáticas vividas por pessoas retirantes. A educação de qualidade, a segurança, a proteção ambiental devem estar presentes sempre nos territórios tradicionais a fim de minimizar esses problemas. Hoje moro na capital paraense, mas vim do interior e tenho orgulho de dizer que sou da Vila de Areião em Cametá. Como Macabéa parte em busca de novas chances, também parti para tornar notória minha arte, pois no interior também há produções artísticas, acadêmicas, também há histórias, também há vidas”, revela Prog MC.
O nome da faixa “Camisa Florida” tem inspiração nas tradicionais camisas floridas vistas em eventos de música paraense, como as rodas de carimbó e siriá. Prog destaca que as flores nas camisas aludem à identidade latinoamericana e caribenha, ressaltando ainda que no clipe há uma referência a um grande músico cametaense: Mestre Cupijó, um dos maiores nomes do Siriá no Pará.
Assista ao clipe “Camisa Florida”: