Portal Jambu

A banda Baile do Mestre Cupijó lança hoje, 11 de janeiro, às 11h, no canal do YouTube, o clipe oficial da música “Vai e Vem”. A música, um mambo amazônico, reflete a fusão de ritmos caribenhos com a identidade sonora do estado do Pará. O novo clipe promete ser uma celebração visual da rica herança cultural amazônica.

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Lilis Moreira

Originalmente lançada no álbum Siriá Siriá de 1975, a composição de Hélio Sátiro e os arranjos de Mestre Cupijó marcaram a música do Pará. A canção mistura o mambo, de raízes caribenhas, com o siriá, um ritmo típico do Baixo Tocantins, na região norte do Brasil. O siriá é um gênero vibrante, ligado às festas populares e religiões locais, que incorpora elementos de danças circulares e tambores, refletindo as influências africanas e indígenas presentes na Amazônia.

A fusão entre esses estilos foi a chave para a criação de uma sonoridade única, que ecoa na nova versão de “Vai e Vem”, lançada pelo Baile do Mestre Cupijó em seu álbum de estreia em 2024. Agora, a música ganha uma nova vida, com um clipe que é um convite para uma imersão nas raízes da cultura amazônica.

O clipe, que foi gravado com figurinos do Cordão Última Hora, grupo que preserva o tradicional Carnaval das Águas de Cametá, é uma verdadeira festa. O vídeo traz à tona a cultura das festas cametaenses, com seus mascarados e as cores vibrantes que permeiam essa celebração. A produção destaca a conexão da banda com as tradições locais, levando o espectador para o coração das manifestações culturais do Pará.

O clipe, produzido pela Marias Produtora, conta com uma equipe de profissionais que deram vida à obra. A edição e o design gráfico ficaram a cargo de Andrew Zadonsky, com a contribuição de Kambô Art. O styling ficou sob a responsabilidade de Bruno Babildri, e os figurinos foram gentilmente cedidos pelo Cordão Última Hora, que continua a preservar as tradições do Carnaval das Águas. A música e a produção musical do Baile do Mestre Cupijó têm a assinatura de JP Cavalcante, que também criou a trilha e o teaser do clipe. A maquiagem foi de Priscila de Aquino, com o apoio de assistentes como Victoria Sampaio e Luan Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu