Portal Jambu

A professora e escritora, Ingrid Louzeiro, lança, nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro o livro infantil “Dindi e suas Aventuras no Malilu de Aruanda”.  O lançamento que acontecerá em três espaços de Belém é, segundo a autora, uma forma de reforçar seu compromisso com a democratização do acesso à literatura infantil. A obra convida crianças e adultos a embarcarem em uma jornada mágica pelos elementos da natureza, pelos saberes afro-amazônicos e pela riqueza das narrativas marajoaras.

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação

lançamentos com atividades voltadas a crianças e adultos

No dia 6, a Escola de Aplicação da UFPA sediará o primeiro evento, voltado para a comunidade escolar e interessados na abordagem pedagógica da obra. Já no dia 7, o Barracão do Boi Marronzinho, na Terra Firme, receberá o público em uma programação especial que inclui acessibilidade para pessoas com deficiência e distribuição de lanches para as crianças, garantindo um ambiente acolhedor e inclusivo. O encerramento será no dia 8, no Espaço Panambi Preta, também na Terra Firme, reafirmando a conexão da autora com o território e a valorização das narrativas afro-amazônicas.

Durante os eventos, além da venda do livro, os participantes poderão acompanhar contações de histórias, bate-papo com a escritora e sessões de autógrafos, criando um espaço de troca e fortalecimento da literatura infantil amazônica. Para conhecer mais sobre a trajetória de Ingrid e o processo de construção da obra, o Portal Jambu conversou com a autora com exclusividade.

Cria da TF

Filha da Terra Firme, militante dos movimentos sociais, Ingrid traz em sua escrita um olhar cuidadoso para as infâncias amazônicas e negras. Inspirada por sua experiência em sala de aula, percebeu a necessidade de um material didático que abordasse questões étnico-raciais de forma acessível e lúdica. Assim nasceu Dindi, personagem que carrega não apenas um apelido de infância da autora, mas também a força da ancestralidade e da cultura popular. “Como moramos numa região amazônica e com a maioria da população preta, criei uma personagem racializada e com herança marajoara”, conta Ingrid.

Um projeto de inclusão e educação

A história de Dindi se desenrola por meio de sonhos e aventuras, onde os orixás ensinam sobre os quatro elementos da natureza, conectando mitologias afro-indígenas à realidade amazônica. Fruto de um projeto contemplado pelo Edital de Multilinguagens da Lei Paulo Gustavo, que garantiu não apenas a publicação do livro, mas também a doação de exemplares para escolas públicas.

Além disso, o evento de lançamento foi pensado para ser mais do que um momento de venda e autógrafos. Haverá contação de histórias, bate-papo com o público e sessões de autógrafos, criando um ambiente acolhedor e interativo para as crianças. “A programação foi pensada nos horários em que as crianças pudessem participar e contemplar a obra e seus personagens. Além disso, terá outro momento para o público adulto adquirir o livro autografado”, explica a autora.

Com um olhar atento à inclusão, o lançamento também contará com acessibilidade no evento do dia 7 de fevereiro, no Barracão do Boi Marronzinho, e distribuição de lanches para as crianças nos dias 7 e 8. “Tais atividades fazem parte da nossa contrapartida, garantindo que o público PCD não fique de fora e que as crianças possam permanecer até o fim das atividades”, reforça Ingrid.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu