Da Redação | Foto: Cláudio Ferreira
Neste sábado (22), às 18h, a Associação Circular realiza a segunda sessão do projeto Circulando Cinema, no espaço do Boulevard da Gastronomia, com exibição de seis curtas e um bate-papo com o diretor Fernando Segtowick. O evento também conta com distribuição de pipoca grátis, kits de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade e barraquinhas de comidas típicas.
Com fomento do Edital de Cinema de Rua da Lei Paulo Gustavo, a iniciativa consiste em mostras itinerantes ao ar livre de audiovisual. Foram planejados três fins de semanas de exibições em espaços públicos, passando respectivamente pela Praça da Bandeira, Boulevard da Gastronomia e na Praça do Carmo. Ao todo, serão exibidos 15 curtas-metragens ao longo das três sessões de rua.
Na abertura do projeto, no último sábado, a Praça da Bandeira recebeu cerca de 180 pessoas participando da ação, com 40% delas idosos, jovens e crianças venezuelanas indígenas da etnia Warao, que habitam o centro histórico de Belém. A coordenadora do projeto e presidente da Associação Circular, Adelaide Oliveira, ficou emocionada com a participação dos Warao e espera retornar para o espaço em uma próxima ocasião.
“A próxima (sessão) acontecerá num espaço revitalizado, que também receberá sessão de cinema ao ar livre pela primeira vez, oportunidade principalmente para trabalhadores do entorno, além de turistas usufruírem do bate papo e dos filmes que serão exibidos”, afirma Adelaide.
Os curtas reproduzidos no Boulevard da Gastronomia neste sábado exploram temas culturais, históricos e místicos através de diferentes gêneros e abordagens. As obras selecionadas para mostra são “Meu Nome é Maalum” (2021), “Ciranda Feiticeira” (2023), “Benzedeira” (2021), “Garotos Ingleses” (2022), “SolMataLua” (2022) e “Cabana” (2023). Após as exibições, o premiado diretor Fernando Segtowick fará um bate-papo sobre “Produção Audiovisual na Amazônia”.
Diretor do documentário “O Reflexo do Lago”, que estreou na Mostra Panorama do Festival de Berlim 2020, Fernando tem dirigido, desde 2000, curtas e séries de TV focados na Amazônia, incluindo “Matinta” (2010), premiado no Festival de Cinema de Brasília, e “Sabores da Floresta” (2020). Mais recentemente, ele também assina a direção geral da série “Olhares do Norte: Pará”, criada pelo jornalista Ismael Machado. O trabalho traz relatos, trajetória e um registro que reverencia e valoriza a fotografia como meio de comunicação e arte revolucionária.
Serviço
Segunda exibição de curtas do Circulando Cinema
Data: Sábado, 22 de junho de 2024
Horária: 18h
Local: Boulevard da Gastronomia, Praça dos Estivadores, Blvd. Castilhos França, 661-783 – Campina, Belém
Evento Gratuito
Programação:
Meu Nome é Maalum (Brasil – RJ, 7min39seg) – 2021 De Luísa Copetti – Animação – Classificação livre
Ciranda Feiticeira (PE, 8 min) – 2023 – De Tiago Delácio e Lula Gonzaga – Animação – Classificação livre
Benzedeira (Brasil-PA, 15 min) – 2021 – De Sann Marcelo e Pedro Olaia – Live Action – Classificação livre
Garotos Ingleses (Brasil-BA, 15 min) – 2022 – De Marcus Curvelo – Documentário – Classificação livre
SolMataLua (Brasil-SC, 15 min) – 2022 – De Rodrigo Ribeiro-Andrade – Documentário – Classificação livre.
Cabana (Brasil-PA, 14 min) – 2023 – De Adriana de Faria – Live Action – Classificação livre