Da Redação | Foto: Divulgação
Durante os dias 6 e 7 de junho, das 7h30 às 22h, acontece, na orla da Universidade Federal do Pará em Altamira, a terceira edição do Festival Curta Xingu, promovido pela Associação Arte Comunicação Xingu. Serão dois dias com palestras, exibições de curta-metragens e oficinas para o público geral, mas com foco especial em alunos do ensino médio da rede pública.
O objetivo do projeto é fomentar a produção audiovisual do Médio Xingu. De acordo com a idealizadora e organizadora do projeto, Val Araújo, a região carece de cursos de comunicação social e cinema, já que os diversos produtores da área têm recorrido à graduação de letras por ser o que tem mais proximidade com os cursos citados.
A cerimônia de abertura acontece às 8h no auditório Petrini Girardelli e conta com canto dos povos indígenas Parakanã, poema das ribeirinhas Raimunda Gomes, Ilê de Ogum Beira Mar e encerra com declarações de Raíza Oliveira, representante regional do Conselho Nacional da Populações Extrativistas (CNS). Haverá ainda oficinas de produção de cinema pelo celular com a equipe do Ousadia Marketing para incentivar a produção amadora de vídeo.
O Festival vai premiar curta-metragens de 5 a 25 minutos feitos no estado do Pará. A premiação é dividida nas categorias de Seringa, Jenipapo, Urucum e Castanha. O primeiro colocado vai receber 2 mil reais. Para as três primeiras categorias, estão concorrendo apenas produtores do Médio Xingu. Algumas das produções que estão inscritas são “Cacau em Riso”, “Viver é Subir Cachoeira” e “Vale da Saudade”.
“Considerando que nossa região não tem nenhum curso de comunicação social e nem de cinema, a gente criou três categorias: Urucum para (obras que abordam) diversidade de gênero, Jenipapo que é indígenas, ribeirinhos e quilombolas, e Seringa para o meio ambiente. As três são exclusivas para produtores do Médio Xingu e a gente quis fazer esse recorte para a região mostrar a sua positividade e o que a gente tem com um olhar nosso, porque a Amazônia precisa ser contada pela gente e não por pessoas de fora que não conhecem o território, o cheiro da região e os saberes da floresta”, conclui Val Araújo.
Sobre a ACX
A Associação Arte Comunicação Xingu tem como missão a democratização da comunicação, envolvimento produção sustentável, com respeito ao equilíbrio entre sociedade e natureza, atuando com base no conhecimento das múltiplas diversidades de povos e culturas da Transamazônica e Xingu. A ACX organiza atividades socioeconômicas de envolvimento produtivo sustentável através da comunicação e articulando os segmentos da Comunicação, Meio Ambiente, Cultura e Turismo, valorizando as diversidades locais.
Serviço:
Festival Curta Xingu 2024
Data: quinta e sexta, dias 6 e 7 de junho de 2024
Horário: 7h30 às 23h
Local: Orla do Campus da Universidade Federal do Pará de Altamira, R. Cel. José Porfírio, 030 – Recreio, Altamira