Da Redação | Foto: Rodolfo Mendonça
Com shows, discotecagem e contação de histórias, o projeto “Vila da Barca Cultural” acontece nesta sexta-feira, 10 de maio, a partir das 17h na praça central da comunidade. O projeto, idealizado por Pawer Martins, morador da Vila da Barca, espera reunir várias manifestações culturais para atrair o público.
O evento tem como objetivo divulgar e dar visibilidade a música autoral de Belém, envolvendo os moradores da Vila com os ritmos culturais do Pará. Para o coordenador do projeto, essas atividades vão proporcionar um intercâmbio cultural entre artistas da periferia.
O produtor conta que a ideia do projeto surgiu após um pocket-show com Bando Mastodontes, Jeff Moraes, Banda Senta Peia e Carimbó Mururé, em uma praça na Vila da Barca. Segundo ele, muitos moradores o procuraram pedindo por mais atividades desse tipo, foi quando teve a ideia de buscar patrocínio através de leis de incentivo para realizar o evento desta sexta. “Agora com apoio da Lei Paulo Gustavo, e de outras leis de incentivo, a ideia volta a funcionar, e com isso, o PEStudio pretende dar continuidade a outras edições da mostra Vila da Barca Cultural”, afirma o produtor do evento.
Pawer considera também que esses eventos além de dar visibilidade aos fazedores de cultura, movimentam a economia local. Além do mais, ao trazer outros artistas de fora da comunidade, a pretensão é também trazer o público que não conhece a Vila da Barca. “Por isso fica o convite de quem nunca pisou na Vila da Barca: Fique à vontade de conhecer uma das maiores comunidades sobre palafitas da América Latina, que tem grandes artistas, a maioria crias do Curro Velho. Então compartilha muito e vem nessa maré com a gente”.
Serviço:
Mostra “Vila da Barca Cultural”
Sexta-feira, 10 de março
Local: Vila da Barca
Programação completa:
17h – Abertura: Dj e discotecagem Carlos Henrique, da Vila da Barca;
17:30 – Contação de História “A Iara”, com Adriana Cruz;
18:30 – Grupo Daqui de Carimbó, Vila da Barca: com apresentação da oficina de percussão;
19h – Dj Pica Pau, da Vila da Barca;
19:20 – Frutos do Pará;
20:30 – Carimbó Mururé;
21h – Jeff Moraes;
22:30 – Bando Mastodontes.
O evento contará com segurança e recursos de acessibilidade como Libras, audiodescrição e outros profissionais aptos a atender pessoas com deficiência.