Da Redação | Foto: Divulgação
O artista trans Flor de Mururé lança nesta sexta-feira (10) o single “Dona Mulambo”, a música chega para divulgar seu primeiro álbum, o “CROA”. A faixa solo é uma homenagem do músico ao Terreiro Rainha Bárbara Soeira e Tóy Azaká, conhecido pelo acolhimento a pessoas LGBTQIAPN+, e uma declaração sobre o papel da fé na resistência à transfobia no Brasil. O trabalho será acompanhado de um clipe que passeia por diversos momentos da vida de Flor.
O projeto é fruto do patrocínio da Natura Musical e do Governo do Estado via Lei Semear e Fundação Cultural do Pará, com produção executiva da Psica Produções. A faixa conta com a levada de Tambor de Mina e conta com participações do Trio Manari na percussão, do suíço Thomas Rohrer na rabeca, além da produção musical de André Magalhães. “Dona Mulambo” se apresenta ao mundo com as bênçãos de Mãe Rosa de Luyara de Oyá do Terreiro Rainha Bárbara Soeira e Tóy Azaká, Casa de Santo dedicada a pessoas LGBTQIAPN+ no subúrbio de Belém.
O nome “Dona Mulambo” faz referência à pomba gira Maria Mulambo, Exú Mulher responsável por tirar seus filhos da sujeira e os conduz à força, à coragem e ao renascimento. “O nome condiz com a entidade referenciada na música, encarregada em trazer a luz com seus conselhos de vida e sua trajetória. Maria Mulambo retira as impurezas, sujeiras e tudo que não presta”, explica Flor. De forma mais ampla, tanto o single quanto o álbum refletem as vivências do cantor como homem trans e exploram um olhar afetuoso desses corpos marginalizados a partir das religiões de matrizes africanas e originárias.
Flor de Mururé saiu muito cedo de sua casa para evitar mais tensões familiares por conta de sua identidade de gênero, foi quando encontrou conforto e abrigo na religião. Segundo a 7ª edição do dossiê divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra), foram mortas em média 12 pessoas trans por mês no ano de 2023, um aumento de 10,7% em relação a 2022. O documento também faz referência ao fato do Brasil ser o país que mais mata pessoas trans pelo 15° ano consecutivo, um reflexo da realidade dos transgêneros, transsexuais e travestis é marcada por violência.
“Imagina ser trans na Amazônia, periferia do país que mais assassina pessoas trans no mundo e que, ao mesmo tempo, é o que mais consome pornografia trans no planeta? O nosso corpo é marginalizado em todos os lugares e ambientes. Essa é a verdade. A gente não tem espaço nem para o espiritual. Então, quando eu me deparo com a Mãe Rosinha, vejo nela um corpo trans, minha imagem e semelhança. Sinto que ali poderia seguir o meu caminho”, diz Flor de Mururé.
Sobre o Álbum
Com lançamento marcado ainda neste mês de maio, “CROA” é o primeiro álbum do multi-instrumentista. No Candomblé e na Umbanda, “croa” pode ser relacionado ao termo “coroa”, utilizado para descrever a coroa de um orixá ou entidade espiritual, refletindo o desejo de Flor de Mururé em agradecer às entidades que cuidam do seu espírito e corpo.
“O ‘CROA’ já vem de muito antes, ali de meados de 2018 e 2019. Ele realmente faz parte de um lento trajeto espiritual, mas com bastante incidência. Ele é grande assim justamente pelo longo período de desenvolvimento”, conta o artista. O trabalho conta com áudios de cerimônias religiosas do Pará e do Maranhão e participações de Tiganá Santana, Grupo Bongar, Trio Manari e um coro de vozes de artistas trans, totalizando 7 faixas com um olhar único para a cultura popular e religiosa da Amazônia.
Sobre o Flor de Mururé
Flor é formado em violão popular, com 10 anos de estudo musical no conservatório Carlos Gomes, além de estudos em canto coral, violino e flauta. Além disso, é pesquisador em ritmos ancestrais e diretor de trilha sonora, com dois longas, um curta e um documentário na bagagem. Suas composições são marcadas por política e religião e sua sonoridade traz ritmos como coco, hip hop, guitarrada, pop, blues, carimbó e outros estilos amazônicos.
Serviço:
Flor de Mururé lança single “Dona Mulambo”
Data: Sexta-feira, dia 10 de maio
Disponível nas seguintes plataformas digitais: https://onerpm.link/192630166667
Clipe Oficial: Flor de Mururé – Dona Mulambo (Videoclipe Oficial) – YouTube
Acompanhe Flor nas social: Instagram