Portal Jambu

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação

A partir deste sábado, 24, às 20h, as batidas do boi do Arraial do Pavulagem vão começar a bater mais forte, no Boulevard da Gastronomia, em Belém. A Roda de Boi comandada pela banda Arraial do Pavulagem marca oficialmente a abertura dos ensaios do “Batalhão da Estrela”, coletivo de brincantes que dá vida aos tradicionais Arrastões. A entrada é gratuita, com arrecadação de itens de higiene pessoal que serão destinados a famílias da Ilha do Marajó.

Júnior Soares, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem, afirma que o show será uma celebração da coletividade que move os cortejos pelas ruas da capital paraense. “É ali que a festa começa de verdade, com cada brincante trazendo sua energia, sua história e seu compromisso com essa tradição”. 

Com 27 anos de história, o Batalhão da Estrela é considerado a alma do Arraial do Pavulagem. Neste ano, mais de 400 pessoas participaram das oficinas para iniciantes, que contaram com 12 instrutores e 20 auxiliares. Desde sua criação, mais de 10 mil brincantes já vivenciaram a experiência, fortalecendo os laços com a cultura popular amazônica e com a cidade de Belém.

Os ensaios com o Batalhão da Estrela seguem até o dia 11 de junho, promovendo a integração entre os novatos e os brincantes veteranos. A preparação é para os Arrastões que tomarão as ruas nos domingos de junho e início de julho: dias 15, 22 e 29 de junho e 6 de julho. Em 2025, a expectativa é que mais de 1.200 pessoas compunham o Batalhão.

A edição 2025 do Arraial do Pavulagem é realizada pelo Instituto Arraial, com patrocínio por meio da Lei de Incentivo à Cultura. “A valorização da cultura paraense é um pilar fundamental para a promoção da inclusão social e o reconhecimento dos nossos fazedores de cultura”, afirma Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará.

O show, além de abrir os trabalhos para a edição 2025 do Arraial, que neste ano traz o tema “Arraial da Floresta”,  também reforça o espírito solidário que acompanha a festa. Escovas e cremes dentais, sabonetes, absorventes e shampoos poderão ser doados durante o evento. Todo o material será encaminhado ao projeto Cordão do Galo, iniciativa sociocultural do Instituto Arraial do Pavulagem em Cachoeira do Arari, no Marajó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu