Por Victoria Rodrigues*
Na última quinta-feira, 15 de junho, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), iniciou o “Tamo Junto e Misturado – Arraial de Belém”, na praça Waldemar Henrique. O evento tem o objetivo de valorizar e dar visibilidade à cultura popular paraense e ainda contará com apresentações de miss caipira, quadrilhas e mostras culturais voltadas aos moradores da cidade.
As mostras culturais I e II do arraial são manifestações que expressam a cultura popular do estado. As duas contam com apresentações características como o Boi-Bumbá, um dos maiores símbolos dos festejos juninos, que exibe a encenação da morte e ressurreição do boi por meio de elementos teatrais e o Pássaro Junino e os Cordões de Bicho, em que grupos de artistas se organizam na forma de cordões, utilizando fantasias coloridas que lembram os pássaros da região.
Além do Arraial de Belém, a programação junina da capital também apresenta mais uma edição do Arraial de Todos os Santos, uma festividade promovida pela Fundação Cultural do Pará (FCP), com o apoio da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), que transmitirá o evento ao vivo para o público do interior do estado. O festejo iniciou no dia 03 de junho com a tradicional “Revoada dos Pássaros Juninos” composta pelas comunidades de Icoaraci, Outeiro, Guamá e Telégrafo, e nos próximos dias ainda contará com a exibição de músicas amazônicas, apresentação de coletivos culturais e venda de comidas típicas.
As programações do Arraial de Todos os Santos serão realizadas na Casa das Artes, no Curro Velho, no teatro Waldemar Henrique e na sede da Fundação Cultural do Pará, com apresentações diferenciadas, até o dia 07 de julho.
Confira as programações abaixo:
Tamo Junto e Misturado – Arraial de Belém
Mostra Cultural I
23/06 – Cuia Acústica (Concha)
Grupo Parafolclórico Encantos do Curió, Grupo de Carimbó Tambor, Ponto de Cultura Ananin Dance, Grupo Parafolclórico Uirapurú, Grupo Parafolclórico Trilhas da Amazônia e Banda Carimbolando.
24/06 – Cuia Acústica (Concha)
Boi Bumbá Curumin Tabatinga, Pássaro Junino A Garça, Grupo Parafolclórico Iaçá, Grupo de Toada Awaeté, Grupo de Carimbó Parasiteiros, Grupo Parafolclórico Mapinguari e Grupo Parafolclórico Muiraquitã.
25/06 – Cuia Acústica (Concha)
Boi Bumbá Luar do Marco, Grupo de Carimbó Flor do Pará, Grupo de Toada Ayrakirã, Grupo Parafolclórico Mistura Regional, Balé Folclórico da Amazônia-Brasil e Conjunto de Carimbó Jurupari.
29/06 – Cuia Acústica (Concha)
Boi Bumbá Resolvido, Carimbó Uirapuru Verequete, Ponto de Cultura Galera da Toada, Ponto de Cultura Paraçaí, Grupo Parafolclórico Filhos da Terra e Grupo Parafolclórico Iaçá Luterana.
30/06 – Cuia Acústica (Concha)
Boi Bumbá Prenda de São João, Grupo de Carimbó Sabor Marajoara, Grupo de Carimbó Mururé, Grupo de Cultura Paykicés, Cia Amazônia de Dança e show do Pinduca.
Mostra Cultural II
24/06 – CCBEU (Centro Cultural Brasil-Estados Unidos)
Pássaros Junino Pavão, Pássaro Junino Uirapuru, Pássaro Junino Rouxinol, e Papagaio Real.
24/06 – BPMAR (Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha)
Cordão do Pássaro Pipira D’água Boa e Cordão de Bicho Oncinha.
Arraial de Todos os Santos
21/06 a 25/06 – Teatro Waldemar Henrique
Apresentação dos Pássaros e Cordões.
28/06 – Sede da Fundação Cultural do Pará
Concurso Miss Caipira da Diversidade.
29/06 – Sede da Fundação Cultural do Pará
Apuração do Concurso de Quadrilhas.
01/07 – Sede da Fundação Cultural do Pará
Premiação das Campeãs.
02/07 – Sede da Fundação Cultural do Pará
Encerramento com roda de carimbó e outras atrações.
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
Foto de Capa: Fundação Cultural do Pará
*Sob supervisão da jornalista Giullia Moreira