
Por Kelvyn Gomes/Imagem: Reprodução Mídias Sociais
Neste sábado e domingo (15 e 16), no estacionamento da Praia do Barro Branco, no distrito de Outeiro, em Belém, moradores, artistas e empreendedores locais realizam o “Motirô Cultural – S.O.S Barro Branco”. O evento, organizado em parceria com a produtora Tinta Preta, busca chamar atenção para o abandono da área, que há três anos enfrenta problemas estruturais. A principal reivindicação é a reforma da escadaria de acesso à praia, deteriorada pelas marés e chuvas intensas, além da remoção de troncos de árvores que caíram no estacionamento.
O evento se estrutura como um “motirô”, termo de origem tupi-guarani que significa a união de pessoas para construir algo juntas. A programação inclui mutirão de grafiti, apresentações musicais com DJs e MCs, rodas de carimbó e um microfone aberto para depoimentos da comunidade. Além disso, será realizada a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado que será entregue às autoridades.
“A arte está cumprindo um dos seus papéis de crítica social, reivindicando nossos direitos como cidadãos. O direito de ir e vir, o direito ao lazer, ao trabalho digno. Essa situação é um exemplo claro de racismo ambiental, porque o abandono de espaços como esse afeta diretamente as populações periféricas e racializadas”, pontua Mina Tinta Preta, produtora cultural envolvida na organização da ação.
A expectativa da organização é que a mobilização pressione o poder público a agir. “O que queremos com essa ação? Chamar atenção das autoridades para o abandono da Praia do Barro Branco. A escada de acesso está quebrada há três anos, e as águas das chuvas deste ano estão destruindo o que restou. Além disso, os troncos das árvores caídas afastam a clientela e impedem os empreendedores de trabalharem”, denúncia Mina, que também participará do evento como artista graffiteira.
Segundo os organizadores, já foram feitas diversas tentativas de diálogo com a prefeitura, mas sem resultados concretos. “Temos protocolos abertos há três anos. Eles vieram medir, tirar fotos, prometeram um projeto, mas até agora nada. Em janeiro deste ano, voltamos à prefeitura para cobrar novamente. Agora estamos aguardando que façam o que foi prometido”, afirma a artista.
O “Motirô Cultural” contará com diversas atividades ao longo do fim de semana. No sábado, 15, haverá um mutirão de graffiti, seguido pelo Sarau em Movimento e apresentações dos DJs DJay Nortx e Cleide Roots. No domingo, 16, além da continuidade do mutirão de graffiti, a programação contará com os DJs Preto Nay, shows de Gaspar du Norte, Sara Nortx e Negra Bi, além de uma tradicional roda de carimbó. Durante todo o evento, haverá um microfone aberto para falas da comunidade e a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado em defesa da praia.
Além da programação cultural, o evento servirá como ponto de mobilização social, reunindo coletivos como Battle Girl Power, Amazonidxs, Sarau em Movimento, Coletivo Nortx Ground, Hip Hop Pai D’égua e FNMH2 Pará. O local de concentração será o estacionamento da praia, com apoio do LB Tropical Bar e Restaurante.
Para os organizadores, a ação vai além da recuperação estrutural da praia. “Não podemos aceitar que um espaço de lazer, trabalho e cultura seja negligenciado dessa forma. O Barro Branco é uma praia linda, importante para a comunidade, e precisa ser tratada com o respeito que merece”, conclui Mina.
A união faz a força, todos vcs estão de parabéns, tudo bem organizado, barro branco esta de parabéns, equipe que brilhaa geral um abraço da sandra show a todos envolvidos