Portal Jambu

Por Kelvyn Gomes, com informações da jornalista Gil Sóter/Imagem: Divulgação

Esta será a primeira vez que Belém recebe o espetáculo. Baseado na poesia lúdica do poeta matogrossense Manoel de Barros, “A Fabulosa História do Guri-Árvore” busca resgatar a infância, tanto nas crianças, quanto nos adultos. O espetáculo ocorre neste final de semana, 15 e 16, a partir das 19h, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. O projeto é realizado pela Cia de Teatro Fulano di Tal, com entrada franca e classificação livre.

Concebido pelos atores Edner Gustavo e Douglas Moreira, o espetáculo resgata a simplicidade da infância e o valor das relações humanas. “As crianças descobrem o quintal, conhecendo a forma como seus pais se divertiam. Já os adultos, saudosos, lembram dessa simplicidade, de se divertir com os pés descalços no quintal de seus avós”, comenta Edner Gustavo.

A companhia de teatro, fundada como um grupo de teatro escolar, atua há 23 anos no teatro independente. A cia desenvolve atividades como a montagem e apresentação de espetáculos, além de aulas de teatro para crianças e adultos. “Nesses anos todos de trabalho já montamos espetáculos de Ariano Suassuna, Chico Buarque, Dias Gomes e muitos dos nossos autorais”, conta Marcelo Leite sobre a trajetória da companhia.

Projeto Escambo

Além da peça, o grupo realiza atividades formativas no Sesc Casa de Artes Cênicas. No dia 15, das 10h às 12h, acontece a oficina “Lugar de ser bocó – criando histórias com objetos do nosso quintal”, voltada para todas as idades. A proposta é sensibilizar os participantes para a experiência estética do espetáculo, utilizando materiais recicláveis como elementos cênicos. As inscrições são on-line.

As oficinas são um convite para um “lugar de ser bocó”, no sentido mais puro da palavra. “Um brincante, com o corpo, com a voz, com a palavra, mas principalmente sem o compromisso de acertar ou errar, simplesmente sendo bocó por alguns momentos, com os atores do espetáculo A Fabulosa História do Guri-Árvore”, convida o artista.

No dia 16, no mesmo horário, a mesa “O teatro popular a partir da estética poética de Manoel de Barros” discutirá os processos criativos do grupo e a influência da obra do poeta na criação teatral. “Propomos um diálogo movido por curiosidade imaginativa sobre o inesgotável manancial que o universo poético de Manoel de Barros oferece à cena teatral”, explica o artista Marcelo Leite. Os interessados nesta atividade podem se inscrever preenchendo o formulário.

As apresentações e atividades integram o projeto “Escambo: Rede Parente”, contemplado pela Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz. O projeto busca promover intercâmbio entre coletivos teatrais de diferentes regiões do país, descentralizando a produção cênica.

Marcelo destaca a importância do projeto ao conectar diferentes companhias de diferentes regiões do país. “Uma vez que já surge com o objetivo de passar por regiões além do eixo Sul-Sudeste e a região Nordeste, promovendo intercâmbio entre grupos. Ir para Belém nesta primeira etapa do projeto pra gente tá sendo de expectativas, pois nunca fomos para essa região e o que conhecemos ou vimos foi pela televisão”, finaliza.

Após Belém, a Cia Fulano di Tal seguirá para Manaus, capital do Amazonas, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e a capital paulista, com um total de mais de 50 atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu