
Por Giullia Moreira/Imagem: Bruno Cecim, Agência Pará
Criado em 1999, na 30ª Conferência Geral da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Dia Mundial da Poesia, comemorado em 20 de março, tem como finalidade o fomento à diversidade das línguas e ao intercâmbio cultural. No Brasil, nomes como Carlos Drummond de Andrade, Conceição Evaristo, Adélia Prado são alguns dos exemplos de como a literatura nacional possui riquezas etéreas.
No Pará, a realidade não é diferente. Hoje, o Portal Jambu elencou cinco escritores paraenses cujas obras são focadas em poesias. Confira os nomes abaixo:
- Antônio Moura
Autor de obras como “A sombra luz” e “Ócio com nuvens”, Antônio é um poeta e tradutor que possui forte conexão com a paisagem amazônica. Seus textos exploram a memória e identidade regional. Nacionalmente reconhecido, também traduz poetas hispano-americanos.
- Paulo Nunes
O trabalho de Nunes pode ser identificado pela linguagem refinada e pelas reflexões sobre o cotidiano e as relações humanas da Amazônia. Como professor e escritor, Paulo mescla a literatura e seus estudos acadêmicos, sendo referência na poesia paraense. Seus principais títulos são “Poemas não são linguagens” e “Traço Oco”.
- Mayara La-Rocque
Autora de “Uma luminária pensa no céu”, Mayara La-Rocque possui uma trajetória consistente na literatura paraense contemporânea. Em seus textos, há uma forte presença de temas como feminilidade e resistência. A escritora também trabalha com o fomento da educação, ministrando cursos de criação literária.
- Antônio Juraci Siqueira
Verdadeira lenda da poesia paraense, Juraci Siqueira nasceu em Afuá e, desde menino, apaixonou-se pelo universo da literatura. Premiado em mais de 200 concursos literários, Juraci escreve principalmente nos gêneros de cordel, poesia e crônica. É autor de “O Chapéu do Boto, Paca, Tatu” e “Aumentei, Mas Não Menti”, entre outras obras.
- Carol Magno
Professora, atriz e poeta, Carol Magno transformou suas experiências enquanto mulher em poesia. Escritora do livro “Feminino à Queima-Roupa”, a artista faz reflexões sobre a liberdade do corpo feminino e vivências na Amazônia.
Além destes autores e autoras, o Pará é berço de muitos outros poetas e escritores amantes da poesia e da diversidade da região. É hora de conhecer mais sobre a literatura do estado!