
Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação
Belém será palco da 1ª Mostra Caboca de Animação, nos dias 22, 23 e 24 de maio, um evento inédito que deve movimentar a cena audiovisual da Amazônia reunindo o melhor da animação independente da região Norte. Com uma programação diversa e gratuita, a Mostra acontece em três espaços da capital paraense: a Faculdade de Artes Visuais da UFPA (FAV/UFPA), o Sesc Ver-o-Peso e a Usina da Paz da Cabanagem. A programação completa está disponível no Instagram oficial da Mostra: @mostracaboca.
A iniciativa coloca em evidência o potencial criativo da Amazônia no universo da animação brasileira, com exibições de curtas-metragens divididas nas categorias Infantil, Regional, Nacional e Pan-Amazônica. Além das sessões temáticas, o público poderá participar de oficinas práticas de Flipbook, Stop Motion e Voz Original, ministradas por profissionais da área, e de bate-papos sobre Direção de Arte na animação e o papel do setor na cadeia produtiva do audiovisual brasileiro.
Entre os destaques da programação estão a presença de Adriana Pinto, presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), e do cineasta manauara Thiago Morais, ambos reconhecidos pela atuação em prol da formação e da descentralização do audiovisual no país.
A curadoria da mostra é assinada por Priscilla Maria, que também idealizou o projeto. A coordenação geral está a cargo de Thaly Chrys e a produção executiva com Geo Abreu. A equipe conta ainda com Joice Ribeiro na produção, Yago de Almeida e Rod Rodrigues na curadoria, e Hygor Lisboa na comunicação.
A Mostra Caboca, segundo os organizadores, busca se afirmar como um espaço estratégico de encontro, formação e visibilidade para animadores, produtores, estudantes e público em geral interessados na animação feita no e para o território amazônico.
O projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital de Multilinguagens nº 004/2024 da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL) e conta com apoio da ABCA, Luzko Fuzko, FAV/UFPA e da Usina da Paz.