Portal Jambu

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação

Nos dias 17 e 24 de maio, a partir das 20h, dois dos bairros mais pulsantes e simbólicos da cultura popular de Belém, Icoaraci e Guamá, receberão a primeira edição do Projeto “Cultura Viva”, uma iniciativa que alia apresentações musicais, valorização comunitária e fomento ao empreendedorismo local.

Idealizado pelo músico e produtor Bruno Benitez, o Cultura Viva surge com o propósito de descentralizar a cena cultural belenense, aliando arte e oportunidades para bairros historicamente excluídos dos grandes eventos da cidade. A iniciativa é realizada com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, por meio de edital promovido pela Prefeitura de Belém. “Comecei pensando na circulação do meu álbum Disco Vivo, mas logo percebi que poderia ser mais do que uma turnê. Chamei outros artistas e convidei as próprias comunidades para participarem da curadoria. Assim o projeto virou uma plataforma de circulação artística e de ativação econômica nas periferias culturais da cidade”, explica Benitez.

Com um formato itinerante, o Cultura Viva propõe a ocupação de espaços comunitários já ativos socioculturalmente, como o Espaço Cultural Coisas de Negro, em Icoaraci, e a quadra da Escola de Samba Bole-Bole, no Guamá. Ambos sediarão as noites musicais, com parte da arrecadação de alimentos sendo revertida para projetos sociais locais. “A escolha dos espaços é parte do conceito. Queremos fortalecer o que já existe, dar visibilidade e movimentar a economia criativa do entorno. É sobre protagonismo comunitário e sustentabilidade cultural”, destaca o idealizador.

Além dos shows, o projeto incentiva o empreendedorismo por meio do estímulo à presença de pequenos comerciantes locais e de ações colaborativas com coletivos e agentes culturais dos próprios bairros.

No dia 17 de maio, em Icoaraci, o palco do Espaço Coisas de Negro será tomado pelos sons quentes e identitários de Bruno Benitez, Batucada Misteriosa e do mestre do carimbó Ray, guardião da cultura local e referência na formação de jovens músicos. Já no dia 24 de maio, é a vez da quadra do Bole-Bole, no Guamá, receber o DJ Maderito (da Gang do Eletro), o repertório afetivo de Brenda Moraes, herdeira da Rainha da Seresta Cleide Moraes, e mais uma apresentação de Bruno Benitez, conectando as edições do projeto com sua musicalidade plural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu