Por Kelvyn Gomes/Imagem: Sesc Divulgação
Entre os dias 9 e 13 de abril o Sesc no Pará reúne ações gratuitas e abertas ao público, com uma programação que vai de cuidados com a saúde, práticas artísticas e atividades para a infância. As atividades ocorreram no Sesc Doca e no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso.
Hoje, quarta-feira, 09, o Sesc Doca comemora o Dia Mundial da Saúde com uma programação voltada à prevenção e à promoção da qualidade de vida. Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, o público poderá acessar serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de vacinação, orientação nutricional, bucal e física. Práticas integrativas como aromaterapia e massoterapia também estarão disponíveis. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Grau Técnico.
Na quinta-feira, 10, o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso recebe uma edição especial do “Usk.Belém Visita”, promovida pelo coletivo Urban Sketchers Belém. A iniciativa convida artistas e interessados a registrarem, com desenhos feitos ao vivo, a cena e as pessoas presentes no espaço. Quem quiser participar pode enviar email para urbansketchers.belem@gmail.com.
A atividade acontece integrada ao espetáculo musical “Na Ilharga do Samba”, de Mateus Moura e Rafael Pavone, das 19h às 21h. Com um repertório autoral que homenageia o samba amazônico, a dupla sobe ao palco acompanhada por Diego Santos (violão 7 cordas), Diego Xavier (cavaco e bandolim) e Márcio Jardim (percussão). A produção musical é de Carla Cabral, que participa do show ao lado de Maiara Almeida e Lorena Monteiro.
No final de semana a criançada vai se divertir com as atividades do “2º Encontro: Mediação de Leitura para o Público Infantil”, que acontece no sábado, 12, às 9h, com a leitura de “Abaré”, de Graça Lima. A mediação é feita por Simone Jarés e inclui dinâmicas lúdicas, expressão corporal e estímulos sensoriais com o uso de maracás, luzes e sombras, convidando as crianças a mergulharem no universo da obra.
Já no domingo, 13, às 11h, o espetáculo “Kamishibai Encantado”, do Grupo Folhas de Papel, apresenta a história de Chico Bara, um pescador ribeirinho que enfrenta os mistérios do rio Jauari. Com classificação livre, o espetáculo mistura teatro, narração oral e um kamishibai, o tradicional teatro de papel japonês, para envolver o público com poesia e imaginação. 1kg de alimento não perecível vale um ingresso. As doações devem atender ao programa Sesc Mesa Brasil e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início, na Central de Atendimento do Sesc Ver-o-Peso.