Portal Jambu

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação

Nos dias 29 e 30 de março, o ator Amaury Lorenzo chega ao Theatro da Paz com o espetáculo “A Luta”. Com direção de Rose Abdallah e dramaturgia de Ivan Jaf, o monólogo traz aos palcos a intensidade da Guerra de Canudos (1896-1897), um dos episódios mais marcantes da história do Brasil. Os ingressos já estão disponíveis no mapa de lugares do teatro.

Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria de Melhor Ator, Amaury Lorenzo, que também interpretou Ramiro na novela “Terra e Paixão”, assume sozinho a responsabilidade de dar vida a uma das histórias mais marcantes do Brasil. Inspirado na terceira parte do clássico “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, a plateia acompanha uma narrativa épica, reconstruindo as batalhas entre os seguidores de Antônio Conselheiro e as forças da recém-proclamada República.

A peça utiliza apenas o corpo e a voz do ator para narrar o cerco e as investidas do Exército Brasileiro contra Canudos. A encenação remete à tradição oral dos antigos contadores de histórias, que mantinham vivas epopeias como Ilíada e Odisseia, de Homero. No palco, A Luta resgata essa essência ao traduzir o conflito sertanejo de maneira visceral e envolvente.

A partir da obra de Euclides, a montagem propõe uma reflexão sobre as contradições da sociedade brasileira, evidenciando o choque entre modernidade e tradição, litoral e sertão, elites e povo, fé e razão. A abordagem dramatúrgica transforma o relato do autor de “Os Sertões” em uma experiência imersiva, que dialoga com o presente ao questionar a intolerância e a violência como motores da história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu