A Kamara Kó Galeria está com as inscrições abertas, até sábado, 15, para a oficina “LAB FOTOTAXIA – Gênese das Imagens e os Processos Criativos e Educativos”, que oferece uma imersão no universo da fotografia com foco na luz como elemento pedagógico. A iniciativa, realizada pelo fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, é voltada para representantes de coletivos culturais e organizações comunitárias de Belém e áreas rurais do Pará, com o objetivo de democratizar o acesso à formação fotográfica. A oficina é gratuita e as inscrições são on-line.

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação
Durante dois meses, os participantes terão aulas teóricas, na Kamara Kó Galeria, localizada na Travessa Frutuoso Guimarães, 611, no bairro da Campina, práticas de campo e atividades interdisciplinares que exploram a fotografia como ferramenta educativa e social. A proposta não se limita à técnica fotográfica, busca estimular a troca de saberes e a construção coletiva do conhecimento, potencializando ações sociais, culturais e educativas em diferentes territórios.
A oficina também contará com suporte em Libras, linguagem simples e capacitação das equipes para o atendimento a pessoas com deficiência (PCDs).
Ao final do processo, os resultados da oficina serão compartilhados em uma exposição na Kamara Kó Galeria, acompanhada de uma roda de conversa aberta ao público, onde os participantes poderão relatar suas experiências e reflexões.
O projeto foi contemplado no edital da Lei Aldir Blanc e disponibiliza 20 vagas gratuitas. As inscrições podem ser feitas de forma online até o dia 15 de março. Os candidatos serão selecionados por meio de entrevistas, e os participantes contarão com ajuda de custo para deslocamento.