Portal Jambu

Por Rafael Arcanjo | Foto: LabMaresya

Com a participação especial dos artistas Drin Esc e Mc Íra, a cantora Matemba apresenta, nesta sexta-feira (07), seu primeiro EP autoral chamado “Barona”, em um show do projeto “Matemba Concert”, na Casa Apoena, a partir das 20h. O evento promete ser uma apresentação desta nova fase de Matemba, que traz uma visão mais realista acerca de relacionamentos. O show terá entrada solidária, com o ingresso sendo 1kg de alimento não-perecível. 

O projeto “Matemba Concert – edição “Barona” foi aprovado na Lei Aldir Blanc e traz um convite aos entusiastas da experimentação musical e às pessoas engajadas com o mulherismo, teoria social baseada na superação das opressões de classe e gênero enfrentadas pelas mulheres negras. O show terá uma abordagem inédita e trará ritmos e estilos vocais não explorados por Matemba antes, um dos destaques da sua evolução e maturidade enquanto artista.

Segundo Matemba, a escolha do nome do EP partiu do duplo sentido da palavra “Barona”, quando pensada no português e no dialeto angolano. “Escolhi ‘Barona’ como título do EP por causa do duplo sentido que ele carrega, sabe? Ao mesmo tempo que remete à ideia de uma baronesa, uma mulher rica, poderosa, que tem bens, também traz o significado do dialeto angolano ‘Barona’, que quer dizer mulher atraente. Eu quis unir essa ancestralidade, porque sou filha de angolano, e trazer esse peso cultural junto com o significado de baronesa. É algo que conecta minhas raízes e minha identidade”, explica a cantora.

“Barona” é composto por cinco faixas inéditas. O extended-play de Matemba mescla sonoridades africanas e brasileiras, misturando os batuques e tambores tradicionais com a energia e o beat do funk. O projeto foi desenvolvido em parceria com uma equipe formada majoritariamente por mulheres, e tem como uma de suas propostas formar uma banda exclusivamente composta por mulheres negras e amazônidas.

O ponto de partida para o conceito do EP foi a música “Orô”, escrita por Matemba há dois anos. A partir da faixa, onde a artista fala sobre diferentes questões envolvendo a sua autonomia financeira e processo de amadurecimento, pois além de cantora e compositora, Matemba também é empreendedora.

“Barona”, de acordo com Matemba, representa um alter-ego. Esta persona representa a evolução e o amadurecimento vividos pela artista desde seus primeiros trabalhos, quando começou sua carreira lá em 2015. A “Barona” é uma mulher centrada, forte, determinada e focada em seus objetivos. Do outro lado da moeda está a Matemba, ou Juliana, a persona responsável pelo cotidiano, equilibrando trabalho, a vida pessoal, a família e os amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu