Por Rafael Arcanjo | Foto: Armando Teixeira
Neste domingo (12), o Instituto Arraial do Pavulagem encerra a programação da 17ª edição do Cordão do Galo, com diferentes atividades gratuitas a serem realizadas entre às 8h e às 13h, em Cachoeira do Arari, no Marajó. O grande destaque do dia é o tradicional cortejo, que neste ano será encerrado com show da Orquestra João Viana junto de membros da banda Arraial do Pavulagem. A concentração para o evento começa às 8h, no Museu do Marajó.
O Cordão do Galo é um folguedo popular, feito desde 2008 pelo Instituto Arraial do Pavulagem, no mês de janeiro, em Cachoeira do Arari. Este evento visa fomentar os saberes locais, e por sequência, fortalecer a cultura popular. Voltado principalmente para o público infantojuvenil, nos seis dias de programação gratuita são ofertadas oficinas culturais, pedagogia sustentável e muito mais. Ao final de cada edição, aos domingos, acontece o tradicional cortejo, uma ação de salvaguarda da Festividade do Glorioso São Sebastião.
Segundo Júnior Soares, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem, as expectativas da organização para o encerramento da edição 2025 são as melhores possíveis. “Esperamos um evento colorido e vibrante, onde crianças, jovens e suas famílias estarão tocando, dançando e celebrando juntos em um momento de profunda cidadania cultural. O encerramento será marcado por um show especial com a banda João Viana, que conta com músicos que passaram pelo Cordão do Galo, além da participação de Ronaldo Silva e Júnior Soares, do Arraial do Pavulagem”, afirma. De acordo com o músico, a décima sétima edição do projeto atendeu mais de 180 crianças e 113 famílias.
O trajeto do desfile parte do Museu do Marajó, às 9h, e segue até a Praça da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Júnior Souza adianta ao público um cortejo alegre e marcado pela presença de diferentes famílias, com as crianças tocando instrumentos, dançando e andando em pernas de pau. A estimativa, segundo ele, é que 5 mil pessoas participem do evento. “Será um momento de celebração da cultura marajoara e da valorização do legado do Cordão do Galo.”, finaliza Júnior Soares.
Além do Cortejo, o projeto vai promover outras duas atividades neste domingo. A primeira delas é uma feira de economia criativa com artesanato marajoara, com horário de funcionamento das 9h às 13h, na Praça da Matriz. A segunda é o lançamento do disco “Ponta de Ouro”, do Mestre de Cultura Popular Piticaia, uma homenagem ao mestre com registros do Cordão do Galo de 2013. O disco vai ser lançado em todas as plataformas digitais.
A edição de 2025 do Cordão do Galo foi selecionada no Programa Rouanet Norte, e tem patrocínio do Banco da Amazônia. O programa também tem a participação do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios, sendo uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.