Por Rafael Arcanjo | Foto: Gala Martins
O Ponto de Cultura Casa do Carimbó, localizado na vila de Fortalezinha, na Ilha de Maiandeua, realiza, nesta segunda-feira (30), a partir das 9h, a primeira edição do Festival Praiano. O evento vai reunir diferentes mestres e músicos do carimbó para uma troca de saberes e vivências, em atividades distintas como mesas, oficinas e apresentações musicais.
Segundo Genelson Souza, também conhecido como Catitu, um dos organizadores do Festival, o objetivo é divulgar e salvaguardar o Carimbó feito pelos pescadores da Amazônia Atlântica. Com programação diversa, o evento trará à tona a ancestralidade e a sabedoria dos mestres do gênero. “A ideia do evento faz parte da nossa proposta de muito tempo já. Desde que surgimos [a Casa de Carimbó], trabalhamos fomentando o carimbó. Eu, a Gala, a Maia e os Filhos de Maiandeua, sempre nas rodadas a gente conversava que um dia teríamos a oportunidade de fazer um festival de carimbó e poder trazer os amigos do ritmo de outras localidades e fazer essa troca de conhecimento e sabedoria”, destaca Catitu.
A partir de segunda-feira, as atividades, previstas são rodas de conversa e oficinas com mestres de carimbó. Todas essas atividades serão focadas na história e na experiência dos mestres, afinal, muitos deles foram selecionados por serem referência regional deste ritmo tradicionalmente paraense. A programação conta também com apresentações musicais de mestres, DJs e bandas de diferentes gêneros musicais, todos artistas da região.
Você pode acompanhar a programação na íntegra pelo Instagram, no perfil @casadocarimbofortalezinha.