A produtora Faz me Rir Arte realiza, neste domingo, dia 29 de dezembro, das 9h às 12h, no Teatro Gasômetro, no Parque da Residência, o “Circuito do Brincar – Longe das Telas”. O projeto, idealizado por Pedro Lindemayer, promete resgatar a essência do brincar com uma programação variada que inclui bolhas de sabão, oficinas de criação de instrumentos musicais, pintura, colagens, contação de histórias e até a despedida do Papai Noel, que compartilhará suas experiências deste Natal com as crianças.

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação
O projeto também visa oferecer às famílias de Belém uma oportunidade para finalizar o ano de forma leve, divertida e significativa. É um chamado para pausar a correria cotidiana e, juntos, redescobrir o valor do brincar, um ato que conecta, ensina e transforma, lembra Pedro Lindemayer. Para ele, o Circuito propõe uma reflexão sobre a importância de reduzir o tempo de telas e valorizar momentos de interação familiar e social. Com uma abordagem lúdica, o evento incentiva a redescoberta de brincadeiras tradicionais e criativas, reforçando o papel do brincar como parte do desenvolvimento humano em todas as idades.
Juliana Tourinho, arte-educadora, destaca os benefícios do brincar ao ar livre. Segundo a pesquisadora, “a criança entra em contato com sua própria cultura e ancestralidade, ativando sua força vital em desenvolvimento.” Para ela, “essas experiências sensoriais e estéticas promovem múltiplas aprendizagens de forma simples e natural”, conclui.
O evento se posiciona como parte de um movimento que busca inspirar políticas educacionais e iniciativas comunitárias voltadas ao desenvolvimento integral das crianças e ao fortalecimento das conexões entre gerações, afirmam os idealizadores.
Vai ser liiiindo. Bora brincar.