Portal Jambu

Com o tema “O Império Sustentável na COP30: Na Glória Romana da Reciclagem”, o Bloco Império  Romano  dá  início ao carnaval da cidade, no dia de Natal. Esta  54ª edição do cortejo, que sai da Travessa Soares Carneiro na tarde do dia 25, promete muita folia e conscientização, destacando a sustentabilidade e a preservação da Amazônia no contexto do carnaval.

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Celso Rodrigues

O bloco, além de abrir a quadra carnavalesca, sai às ruas para celebrar seu reconhecimento oficial como Patrimônio  Cultural, que foi aprovado, por unanimidade, na Assembléia  Legislativa do Pará (Alepa), no começo  deste mês. O projeto de Lei, proposto pela deputada Lívia Duarte (PSOL), ressalta a relevância cultural e histórica do bloco para a cidade de Belém e para toda a região amazônica.

Fundado em 1970, o Império Romano é apresentado por seus organizadores, como o “primeiro grito” de carnaval do Brasil, e sua festa, realizada no dia 25 de dezembro, já é tradição na cidade.  Com o tema “O Império Sustentável na COP30: Na Glória Romana da Reciclagem” o bloco busca conscientizar os brincantes sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis e com a preservação do meio ambiente, especialmente no contexto das discussões globais sobre o futuro do planeta, principalmente com a COP30 marcada para novembro de 2025 em Belém.

O coordenador do bloco, Herlander Andrade, destaca que o Império Romano com o uso de materiais recicláveis em seu desfile, busca mostrar a importância de um carnaval mais consciente. “Queremos mostrar ao mundo que, além de uma festa de alegria, o Império Romano também é um espaço de discussão e ação pela sustentabilidade. Em Belém, temos o melhor carnaval do Brasil, mas sempre com respeito à nossa natureza”.

Fantasias Sustentáveis ajudam a manter a tradição

Para garantir a continuidade da festa e também promover a sustentabilidade, o Império Romano iniciou a venda de suas “indumentárias romanas oficiais”, criadas com materiais recicláveis. A venda das fantasias, além de ser uma forma de engajamento do público, também ajuda a custear o cortejo, como a banda e o trio elétrico. As indumentárias podem ser adquiridas no Boteco do Camarão, localizado na Tv. 14 de Março, ou por meio do WhatsApp (91) 98272-6051.

Além da sustentabilidade ambiental, outras ações vêm sendo promovidas pelo bloco. Durante o cortejo, serão realizadas ações de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, com a distribuição de preservativos e orientações sobre HIV, Aids e HPV. Essas iniciativas reforçam a responsabilidade social do bloco, fazendo com que o carnaval também seja um espaço de educação e conscientização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu