O Mercado Criativo, evento que reúne produção autoral e artesanal da região em um ambiente de arte, sustentabilidade e tradição, realiza, amanhã (22), a última edição do ano, no Museu de Arte Sacra, das 10h às 20h.
Por Kelvyn Gomes/Imagem: Mídias Sociais Beirando.
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer e adquirir peças exclusivas de artesãos, designers e criadores locais, reforçando a importância de apoiar e valorizar o que é feito à mão movimentando a economia criativa da Amazônia.
A edição especial de Natal promete presentes com significado, unindo histórias e cultura locais. Com entrada gratuita, o evento também oferece a oportunidade de apoiar o trabalho, muitas vezes alinhado à sustentabilidade e ao reaproveitamento de materiais, de artesãos e artesãs da região. Entre os destaques desta edição, estão marcas e projetos que refletem a essência criativa da Amazônia.
A marca @isabelasales.dsgn, em parceria com Val Genú, apresentará a coleção Sabor Marajoara, que combina cerâmica e reaproveitamento de pneus para criar peças que celebram os sabores e as conexões culturais da Amazônia. Já a @cabidee trará moda autoral em pequena escala, com estampas e modelagens que refletem o conforto e a identidade nortista. Para quem busca cuidados para o corpo e bem-estar, a @santobanhorosanacoral oferecerá itens de cuidado artesanal elaborados com ingredientes naturais, conectando o público à biodiversidade amazônica.
Imagens: Mídas Sociais
Outro destaque é o projeto “Depois da Maré”, que une design sustentável e sociobioeconomia em suas criações. Reaproveitando insumos portuários, o projeto promove a geração de renda e a capacitação de jovens através de oficinas conduzidas por mestres da carpintaria náutica, fortalecendo saberes tradicionais e a cultura ribeirinha. Parte das vendas é revertida para ações educativas e comunitárias, garantindo a continuidade do projeto. Cada peça traz consigo as histórias das águas e da floresta, unindo criatividade, responsabilidade ambiental e inclusão social.