Portal Jambu

O duo, formado pelos músicos Ricardo Herz e Vanille Goovaerts, chega a Belém com a turnê “Redescobrindo o Violino Popular e a Rabeca”, O espetáculo ocorrerá no dia 20 de dezembro, às 19h, no auditório Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA). No dia 21, acontece  uma oficina gratuita, das 9h às 12h, também na EMUFPA. A turnê traz uma proposta que busca celebrar as riquezas da música brasileira através do violino e da rabeca.

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação

O espetáculo “Redescobrindo o Violino Popular e a Rabeca”  promete ser uma verdadeira celebração da musicalidade brasileira, com um show vibrante, cheio de ritmo, improvisação e lirismo. “Queremos surpreender o público tocando o violino de um jeito diferente, dançante e cheio de alegria, num verdadeiro diálogo, revezando nas melodias e no acompanhamento”, afirma Ricardo Herz.

O repertório da turnê inclui composições originais de Ricardo e Vanille, além de uma releitura do clássico choro “Odeon”, de Ernesto Nazareth. O duo também traz à tona a pluralidade do violino popular brasileiro, incorporando tanto o violino quanto a rabeca, além das vozes dos músicos. Herz destaca que suas músicas se baseiam em uma grande variedade de ritmos populares brasileiros, como xote, samba, frevo, toada, baião, chamamé e ijexá. 

A dupla iniciou sua parceria em 2019, na Ilha do Cardoso, litoral sul de São Paulo, durante um encontro de fandango caiçara, uma manifestação cultural típica da região. “Nossa pesquisa da rabeca e do violino popular fez nossos caminhos se cruzarem”, explica Herz. A partir daí, eles formaram o duo que revisita o violino, explorando suas possibilidades rítmicas e harmônicas dentro dos ritmos brasileiros.

A turnê já passou pela capital mineira, pelo Rio de Janeiro e por Vitória no Espírito Santo e agora chega a Belém.

Oficina de violino e rabeca

Músicos e interessados na música popular brasileira terão a oportunidade de participar de uma oficina gratuita de Violino Popular e Rabeca, ministrada pela dupla franco-brasileira. O evento acontece no dia 21 de dezembro, das 9h às 12h, no auditório Altino Pimenta, da EMUFPA. A oficina faz parte da turnê dos violinistas.

A oficina será voltada para músicos de violino, viola, violoncelo e rabeca, e abordará temas fundamentais para a interpretação e improvisação de ritmos como choro, forró, frevo, entre outros. Um dos focos principais será o conceito de “swing” nas cordas, explorando exercícios de arco, noções de improvisação e acordes. A técnica de improvisação, com base nas claves rítmicas, também será um dos tópicos discutidos, assim como as nuances da execução dos tradicionais ritmos brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu