Portal Jambu

Por Rafael Arcanjo | Foto: Teresa Maciel

AQNO, cantor, compositor e produtor musical natural de Marabá, lança, nesta quinta (05), nas plataformas digitais, a música “Maniçoba”, em parceria com o grupo Gang do Eletro. A faixa é o primeiro lançamento inédito da Gang do Eletro em quase uma década, e chegará acompanhada de um videoclipe, com previsão de estreia às 11h, também desta quinta, no canal do YouTube de AQNO. A Casa de Maniva, casa paraense de Ballroom, também faz parte deste novo projeto do artista marabaense.

O tema principal da musica é a mistura de gêneros musicais distintos, como a tecnocumbia, o tecnomelody, as guitarras do reggaeton e a construção de um voguebeat com os timbres tradicionais do tecnobrega e da tecnocumbia. A música foi construída a partir da junção de diferentes ritmos, e também representa o pop feito na Amazônia, para demonstrar a relação harmoniosa entre ancestralidade, latinidade, e as expressões modernas como a cultura ballroom.

“A canção nasceu durante um exercício de composição, onde eu estava “requentando” (revisitando) algumas memórias. Eu já queria brincar há algum tempo com a metáfora do preparo da Maniçoba (a folha da Maniva precisa ser cozida por sete dias) e uma relação em que uma pessoa vive enrolando, “cozinhando” a outra por muito tempo. Quem nunca passou por isso?”, contou AQNO.

A mistura musical também é retratada na capa do single, ilustrada pelo paraense Heijy Okada, onde AQNO e a Gang estão desenhados dentro de um caldeirão de maniçoba, transformando-se no prato típico, ícone da culinária amazônica. A arte é uma celebração desse mix de sons e ritmos latino-amazônicos, e traz elementos da arte marajoara e da arte contemporânea. Pela música, pela arte e pela culinária, “Maniçoba” se propõe a exaltar e fortalecer a cultura paraense, bem como a contribuir para sua preservação.

Ao assistir o clipe, o público será transportado para uma realidade distópica ambientada na Amazônia, onde a maniva entra em extinção devido à crise ambiental. Neste contexto, um grupo de pessoas se reúne para tentar preservar o conhecimento e as tradições que envolvem essa planta emblemática. AQNO, a Gang do Eletro, a cozinheira Fafá e as manivas formam uma organização secreta, chamada Casa de Maniva, para salvar o consumo da maniçoba em sua comunidade, pois devido à escassez deste ingrediente, o prato se tornou algo raro nas mesas da população. Para reverter esta situação, a Casa de Maniva prepara e entrega clandestinamente a maniçoba na comunidade. O roteiro do clipe é assinado por AQNO, e as peças de roupas usadas por ele e pela Gang do Eletro são assinadas por Alê Ferreiro, artista marajoara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu