Portal Jambu

A tradicional Seresta do Carmo promete encantar o público nesta sexta-feira, 29,  no Boulevard da Gastronomia. O evento, realizado pela Prefeitura de Belém e com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa) e Governo Federal a partir de lei de incentivo. Esta última edição faz parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, celebrando a resistência e as contribuições da população negra, especialmente no Pará.

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Rosa Cor – Sandro Barbosa

Com uma programação diversificada, as comemorações têm início às 18h com uma roda de conversa com Zélia Amador de Deus, que é professora da UFPA e coordenadora da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social da universidade. A roda de conversa será realizada no Espaço Belle Époque, no Boulevard, com 40 vagas. Os participantes também receberão certificado digital.

A partir das 20h, o Bloco Afro Axé Dùdù abre as apresentações musicais com uma homenagem ao Mês da Consciência Negra, trazendo músicas que discutem o racismo, a desigualdade e exaltam a cultura e a autoestima negra. “Estamos muito felizes em poder levar nossa mensagem de luta contra o racismo e celebrarmos juntos o mês da Consciência Negra com muito axé”, comenta com entusiasmo Elsa Rodrigues, do Bloco Axé Dùdù. Em seguida, será vez das apresentações de Rosa Cor e João da Hora. Às 21h15, quem sobe ao palco com um repertório eclético, mesclando MPB e choro, é Andréa Pinheiro, seguida do Grupo Galo Garnizé, que promete fazer o público sambar a partir das 22h. Para finalizar a noite, às 23h30, o cantor Fábio Moreno sobe ao palco com o melhor do samba para encerrar a edição especial com chave de ouro.

A Seresta do Carmo, um dos projetos culturais mais tradicionais de Belém, foi criada em 1983 e, após um hiato, retornou em 2024, trazendo de volta o legado de valorização da música e da cultura local. A Seresta do Carmo é uma realização da Prefeitura de Belém, através da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), com apoio do Banco da Amazônia e do Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu