Portal Jambu

A Banda Xeiro Verde, um dos maiores fenômenos da música paraense, celebra três décadas de trajetória com um show imperdível, nesta sexta-feira, 29, a partir das 21h, na casa de eventos Nabêra. O evento promete uma verdadeira viagem pela história do brega e conta com a participação de artistas como Fruto Sensual, DJ Márcio Lins e Gabriel Xavier.

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação

Criada em 30 de setembro de 1994 na antiga casa de show Xodó, a banda foi batizada pela mãe da atual vocalista, Hellen Patrícia, como uma referência a cultura culinária da cidade e o uso do “cheiro-verde”, uma mistura de coentro com cebolinha comumente usado no preparo de alimentos no dia a dia da população. A grafia do nome da banda foi alterada para combinar com o da casa de show onde foi criada, por isso, diferente do casadinho de ervas, a banda ficou conhecida como “Xeiro Verde”.

Com 30 anos de carreira, a banda é uma das maiores referências da música paraense, com inúmeros sucessos, entre eles “Tá faltando homem”, que fez parte da trilha sonora da novela Avenida Brasil, da Rede Globo. Outros hits como “Varejeira”, “Ela tá beba doida”, “Beijo Bom” e “Não é o fim” marcaram a banda como referência no gênero.

Hellen Patrícia, vocalista da banda e uma das vozes mais poderosas do brega paraense, também está comemorando 40 anos de carreira. Iniciando sua trajetória ainda na infância, ela se tornou um ícone da música e cultura paraense. A cantora conta que sua atuação na banda é o trabalho de uma vida, já que começou na Xeiro Verde ainda muito jovem. “Comecei jovem, adolescente, 17 pra 18 anos e estamos aqui até hoje, cantando brega, uma banda de um ritmo regional, um ritmo totalmente paraense”, destaca a vocalista.

A celebração dos 30 anos da banda tem um significado especial para Hellen e para todos os membros, que reconhecem a importância do apoio do público ao longo dessa trajetória. “Não é nada fácil se manter durante todos esses anos, então temos todos os motivos para festejar”, afirma Hellen, que destaca a conexão única com seus fãs.

Hellen não conta suas músicas preferidas da banda, mas destaca que no repertório do show trará clássicos do brega paraense, incluindo algumas músicas que os fãs não ouvem há algum tempo em apresentações da banda, além de sucessos que marcaram a carreira desde os primeiros tempos. “Quem é fã da banda vai relembrar várias músicas que quase não tocamos nos shows. E vamos tocar clássicos do Brega Paraense, desde a época do início da banda lá no xodó, como Eu não sou tua, Beijo bom, Zouk do Ruby”, promete a cantora.

A vocalista da banda também compartilhou um pouco da proposta do show. “Vamos fazer um show que vai mostrar um pouco da evolução e transformação que o brega teve nesses anos. Estamos montando um show cheio de momentos específicos para celebrar nossa trajetória”, antecipa Hellen Patrícia.

E vem mais coisa por aí

Recentemente Hellen Patrícia comunicou aos fãs que deixará o posto de vocalista da banda, mas cumprirá com a agenda de aniversário que deve trazer ainda outras apresentações especiais que a cantora prefere não antecipar, deixando o público ansioso. Rosto da Xeiro Verde, Hellen comenta que deixará os palcos, mas seguirá nos bastidores trabalhando na produção e organização da banda. “A gente só deseja que ela dure mais 30 anos e por aí em diante levando sempre a bandeira do brega como ritmo, defendendo essa bandeira que hoje tem um espaço maravilhoso, mas que algum tempo atrás foi difícil de conseguir”, explica Hellen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu