Por Rafael Arcanjo | Foto: Victor Peixe
O duo de Rock Amazônico COUT lançou, na madrugada desta sexta-feira (22), o single “Fumaça”, em todas as plataformas digitais. A faixa chegou acompanhada de um videoclipe, disponível no canal do YouTube da banda. “Fumaça” é o primeiro single do novo EP “OutroPolo”, que tem previsão de lançamento para janeiro de 2025.
Raissa Coutinho, guitarrista, vocalista e compositora da COUT, explica que a música é uma faixa explosiva sobre reflexões acerca dos sentimentos que podem envolver relacionamentos. “Fumaça vem de uma reflexão mais contida que precisa ser explodida, esse é nosso ponto de partida musical, trazer essa reflexão sobre relacionamentos que você se submete meio que sabendo que as coisas que você tá aceitando são mais culpa sua do que da pessoa que tá te oferecendo aquilo. Ela desde o começo é pra ser uma música explosiva, botar pra fora aquilo que te aperta. Eu tinha uma referência um pouco mais pro punk quando comecei a compor ela, então ela traz essa coisa de poucos acordes e muita revolta, só que ela não é política e sim emocional”, explica.
“Fumaça”, segundo Gabriel Pinheiro, baterista e vocalista de apoio da COUT, traz uma sonoridade diferente dos últimos trabalhos da banda, principalmente quando comparada ao “Remsem”, último EP lançado pelo Duo. Ele destaca dois pontos como importantes diferenciais desta nova era da COUT: os gêneros das músicas, que nos trabalhos anteriores flertavam muito com o Punk, ainda que “Fumaça” traga essa referência; e a mixagem, que chega com menos elementos, mas mais densa.
No início de 2024, a banda lançou a música “Onda”, um trabalho que trouxe mais maturidade musical para as produções da COUT, com referências mais condensadas. Já a nova faixa chega como um anúncio e um prelúdio do que virá em 2025, com o novo EP “OutroPolo”. Se no “Remsem” a COUT explorou as semelhanças entre humanos e animais pela racionalidade, com este novo trabalho, o foco será outro: os sentimentos e as emoções, que se destacam e superam o racional mesmo quando a mente não quer que isso aconteça.
“O ‘OutroPolo’ é uma outra parte da história que já contamos, no nosso EP anterior, ‘Remsem’, a gente trouxe uma reflexão um pouco mais racional, sobre como humanos e animais dividem algumas semelhanças, mas pro novo trabalho a gente aposta no fato de que ainda somos humanos com sentimentos, passando por dificuldades que a vida joga na cara, seja emprego, seja relacionamentos amorosos, amizades, contas a pagar etc. Ele traz uma carga emocional bem maior do que já exploramos antes”, pontua Raissa Coutinho.
No ano passado, a COUT se apresentou em diversas cidades do interior do Pará, em uma ‘mini-tour’, passando por cidades como Santarém, Ourém e Capanema. Para 2025, o duo se prepara para o lançamento do novo EP e para uma turnê, chamada “Fora de Rota”, que pretende levar o trabalho da banda para outros palcos e cidades, não só do Pará, mas de outros estados também. O principal objetivo, segundo Raissa, é levar os novos trabalhos e apresentar o Rock Amazônico para novos públicos.