Por Rafael Arcanjo | Fotos: Stela Abreu
A cantora paraense Bia Bergman se prepara para fazer um show autoral inédito nos palcos do Teatro Gamboa, em Salvador, capital da Bahia, neste sábado (09). A apresentação é resultado da parceria da cantora com o projeto “Curtir o Som”, da capital baiana, e vai contar com a banda da cantora e a participação especial de um artista soteropolitano.
A cantora conta que a ida para Salvador surgiu depois de sua parceria com o projeto “Curtir o Som”, um aplicativo de música que possibilita que os ouvintes, além de escutarem a música, interajam diretamente com os artistas e vice-versa. “Esse projeto é de Salvador. A idealizadora, é a Julie, de Salvador. A maioria dos ouvintes também é da cidade. E eu sempre fui muito engajada na plataforma, a minha música sempre estava em alta, eu sempre estive interagindo com os ouvintes, e aí as pessoas, por conta disso e por gostarem das minhas músicas, começavam a se achegar. Sempre chegava um ouvinte novo no meu Instagram dizendo que me conheceu no “Curtir o Som”, e a gente percebeu que essa galera era lá de Salvador, e eles estavam querendo muito que a gente pudesse, de repente, fazer um show lá, ao vivo”, explica a artista.
Bia destaca que essa ideia, no início, era algo distante de se tornar real por ela ser uma artista independente e sem patrocínio, que faz tudo por conta própria. Mas, depois de planejar e acertar com a equipe do “Curtir o Som”, ir para Salvador fazer um show tornou-se uma realidade. “O show vai ser focado no autoral, então eu vou cantar todas as minhas músicas já lançadas. Vou trazer músicas inéditas, ainda não lançadas, e a gente vai também completar um pouquinho com algumas interpretações de artistas que combinam com a minha essência, como ANAVITÓRIA, Outro Eu, Cazuza, Legião… que são artistas que combinam comigo”, revela.
Primeira apresentação fora do Pará
A artista aponta que esta será sua primeira apresentação fora do Pará, e por isso, sente um misto de emoções ao pensar no assunto. “Eu tô feliz, tô ansiosa, tô meio nervosa… porque é meu primeiro show fora do Pará. Todos os meus shows, eu fiz aqui na minha cidade, na minha terra, que é muito mais fácil, não tão simples, mas mais fácil. E se deslocar pra um outro estado e levar junto comigo músicos daqui é uma responsabilidade muito grande. É muito desafiador, mas eu tô muito feliz, com uma expectativa grande de que seja muito lindo, e de que as pessoas de fora possam conhecer um pouco da arte que a gente faz aqui”.Ela deseja levar o Pop Amazônico consigo para outros lugares, e mostrar que existem outros gêneros musicais sendo feitos no Pará e na Região Norte, que não apenas do nicho regional. Bia reconhece e exalta a importância da musicalidade regional, mas quer apresentar para o público que há artistas de outros nichos fazendo música no Norte. “Levar um pouco cultura do norte, que vai junto comigo, me deixa muito feliz” , ressalta.
Bia espera que o público possa curtir, dançar, pular e se divertir com seu show em Salvador, pois isso, segundo a artista, é o que ela sempre pretende passar com suas apresentações. A artista comentou que preza muito por passar energias alegres e emocionantes para o público, pois isso também está presente em seus trabalhos mais atuais.
Um dos pontos destacados pela cantora na entrevista foi a escolha do Teatro Gamboa. Além do custo-benefício, ela conta que um dos motivos para a seleção foi a estética do espaço. O Gamboa tem, bem atrás do palco, uma janela que dá para a Baía de Todos os Santos, e Bia se apaixonou pelo espaço por causa disso.
A escolha do Pop
Segundo a cantora, o Pop nem sempre foi o seu foco. Embalada pelo regional, pela MPB e pelo Pop Nacional desde a infância, estes gêneros foram importantes para a sua essência como artista. Mas, dentre todos, o Pop foi um que se destacou.“Quando eu decidi que o Pop seria o meu caminho foi depois de já ter lançado algumas músicas, de já ter escrito algumas músicas um pouco diferentes… eu fui me moldando, eu fui entendendo o que melhor se adaptava comigo, o que eu gostava de ouvir e eu acho que é isso que faz com que as pessoas se identifiquem melhor com a minha música, porque eu acho que elas encontram verdade ali, sabe?”, revela.
Ela explica que se moldou com o tempo, lançou uma música, depois outra e começou a notar que ainda não era aquilo que ela queria mostrar com sua arte. A identidade pop surgiu em seus trabalhos mais recentes.
Novidades para os próximos meses
Bia está se preparando para lançar uma música inédita nos próximos meses. “Sobre Nós” vai compor seu novo projeto, um EP homônimo, que contará também com as músicas já lançadas: “Tudo Me Faz Lembrar”, “Vem Cá” e “Eu, Você”.
Após o lançamento do EP, Bia contou que vai começar a trabalhar no seu primeiro álbum de estúdio. Ela revelou com exclusividade ao Portal Jambu que este projeto terá dez faixas inéditas, e um nome bem característico, mas que Bia ainda não pôde contar.
Você acompanha Bia Bergman nas principais plataformas de streaming e no Instagram, pelo perfil @bia.bergman