Portal Jambu

Portal Jambu | Foto: Júlio Augusto

Domingo, dia 13 de outubro de 2024. Círio de Nossa Senhora de Nazaré, um momento especial de devoção que se repete ano após ano tradicionalmente no segundo domingo de outubro. Um momento onde os fiéis de Nossa Senhora de Nazaré demonstram sua fé na padroeira dos paraenses.

Parafraseando Fafá de Belém, grande nome da MPB e uma das maiores vozes do Pará, “terá que vir, para ver com a alma o que o olhar não pode ver”, a emoção e a sensação de estar presente em qualquer uma das procissões e romarias do Círio deve ser sentida pela alma. E duas milhões de pessoas se reúnem em Belém todos os anos para experienciar toda essa energia.

Foto: Vitória Ferreira

Energia essa chamada fé, aquela que move montanhas. Pela fé, os fiéis de Nossa Senhora pedem graças diversas: saúde, moradia, passar no vestibular, encontrar um bom emprego… e quando tem seus pedidos atendidos, pagam suas promessas acompanhando a Rainha da Amazônia, puxando sua corda ou de joelhos, pelo percurso do Traslado ou na manhã do Domingo de Círio.

Há também aqueles que vêm caminhando do interior do Pará até a Basílica Santuário todos os anos, carregando consigo sua fé e devoção. A distância não importa para os romeiros, como essas pessoas são conhecidas, pois seu amor e gratidão à Virgem de Nazaré extrapolam o cansaço físico.

Foto: Vitória Ferreira

O Círio de Nazaré é o Natal dos Paraenses, e o Pará inteiro conta ansioso os dias para o próximo Círio. É a fé na sua mais pura forma.

Feliz Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que as bênçãos da Nazinha caiam sobre todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu