Da Redação | Foto: Divulgação
A Coletiva Preciosas Ridículas – Núcleo de Mulheres Cômicas do Pará realiza, entre os dias 11 e 14 de setembro, a segunda edição do Festival Internacional de Mulheres Cômicas do Pará – “Vem Cá Tua Graça, Vem!”, evento que tem como objetivo potencializar a arte da palhaçaria e da comédia, na Praça Benedito Monteiro, sempre às 20h, em Belém. Com programação totalmente gratuita, o Festival terá uma série de espetáculos com participações locais e internacionais, e promete divertir o público.
Segundo Romana Melo, diretora de produção do Festival, o “Vem Cá Tua Graça, Vem!” é um importante momento de se realizar encontros e fomentar a arte do riso em Belém. A vontade é despertar as potências do trabalho cômico em redes de trocas, pensamento e reflexão, tudo isso trazendo múltiplas formas de se fazer rir das mulheres que atuam em Belém para uma posição de destaque.
Ainda de acordo com Romana, haverá diálogos com o trabalho de pesquisadoras mulheres e pessoas não-binárias do Brasil e de outros países do mundo, principalmente da América Latina. A proposta é fortalecer os olhares e práticas feministas a partir do Norte do Brasil.
Para esta edição do Festival de Mulheres Cômicas, a proposta ao selecionar uma praça no Guamá como palco do evento é descentralizar o território da cidade, ocupando esses espaços nos bairros, assim como locais artísticos alternativos de Belém. Dentre as artistas previstas para participar do evento, estão: Raquel Keké (PE), Dani Mirini (AC), Raquel Keké (PE) e Darina López (México) e um cabaré com artistas de todo Brasil.
Segundo a integrante da organização do festival, Penélope Lima, todas as ações e atividades fazem parte de um programa de objetivos cuidadosamente e coletivamente propostos. “Nosso trabalho vincula-se aos movimentos artísticos e culturais da região e do estado que promovem a arte e a cultura sem descuidar da íntima relação entre poéticas e políticas na sociedade contemporânea”.