Da Redação | Foto: Guto Nunes
Nesta segunda-feira (28), se encerram as inscrições para o concurso de samba-enredo promovido pela Escola de Samba Grande Rio, para o Carnaval 2025 do Rio de Janeiro. Mestre Damasceno, grande nome do carimbó paraense, é participante do concurso, como um dos compositores do samba-enredo apresentado pela Escola de Samba Deixa Falar.
A Deixa Falar, fundada em 23 de abril de 1992, no bairro da Cidade Velha, desfilou, no Carnaval de Belém 2024, com o Samba-Enredo “Carabao, O Segredo da Multiplicação, O Búfalo que Vale Ouro”. Suas cores são o azul-claro e branco e tem como símbolo o papagaio. Escola tradicional da capital, a Deixa Falar faz parte do grupo principal do Carnaval paraense.
O enredo da Grande Rio “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós” promete explorar profundamente a rica cultura amazônica. Para esta competição, Mestre Damasceno estará ao lado de uma parceria formada pelos compositores Ailson Picanço, Davison Jaime, Tayane Coelho e Marcelo Moraes. Juntos, eles representarão a Deixa Falar na seletiva paraense, onde cada escola do grupo especial de Belém apresentará seu samba inspirado no tema da Grande Rio. Alison Picanço, compositor há 10 anos para o Carnaval do Rio, de São Paulo e de Belém, tem uma expectativa ainda maior, por poder exaltar a cultura, a religiosidade e mostrar os encantos do nosso Pará.
A torcida é grande para escolha do samba-enredo composto por Mestre Damasceno, pela sua capacidade de transformar a alma amazônica em música, ao lado de seus talentosos parceiros. Segundo os compositores, o objetivo é defender um samba-enredo que fará história, não apenas pela qualidade musical, mas pela autenticidade e profundidade com que representará a cultura marajoara e amazônica.