Da Redação | Foto: Reprodução Ministério das Cidades
Encerra, neste domingo (18), as inscrições para a segunda edição do Prêmio “Periferia Viva”, promovido pelo Ministério das Cidades (MCID) a partir da Secretaria Nacional de Periferias, com o tema edição “Periferia viva é periferia sem risco”.
O objetivo do prêmio é estimular a participação de projetos que minimizem riscos ambientais e sociais, transformando áreas vulneráveis em modelos de resistência e adaptação, bem como promover iniciativas que contribuam para a redução das desigualdades sociais e territoriais, reconhecendo as periferias como áreas de potência e criatividade. Para aumentar o alcance e aprofundar o impacto das ações propostas, esta segunda edição inseriu mais dois novos eixos. Ao todo, serão selecionados 175 projetos em três eixos e seis categorias.
O edital premiará nos eixos de “iniciativas populares voltadas a ações territoriais coletivas”, lideradas e protagonizadas pela população periférica; “iniciativas de assessorias técnicas” desenvolvida por assessorias técnicas territoriais, que forneçam apoio às favelas e comunidades urbanas; e “iniciativas de entes públicos governamentais” desenvolvidas por entidades do poder executivo, mas que tenham natureza jurídica de direito público e que desempenhem funções de direito público.Dentro de cada eixo, os premiados serão selecionados a partir de seis categorias voltadas a “planos populares, cartografia social e produção cidadã de dados”, “Justiça territorial e direito à cidade”, “gestão comunitária de riscos e adaptação climática”, “ocupação e transformação dos espaços periféricos, economias e redes solidárias”, “cultura e identidade periférica”.
Para participar, os interessados devem preencher formulário eletrônico disponível na plataforma Mapa das Periferias, vinculado ao MCID, indicando um eixo e uma das categorias do prêmio. Podem se inscrever pessoas jurídicas sem fins lucrativos e grupos ou coletivos na figura da pessoa que os represente.O cronograma com as etapas do concurso, os critérios de avaliação, documentação necessária e outros detalhes da seleção como valores dos prêmios e formas de pagamento estão disponíveis no edital.