Da Redação | Foto: Ricardo Romero/Divulgação
O grupo paulista “Os Geraldos” chega a Belém com o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim – ou A Flor do Chico”, para sessões neste sábado (10) e domingo (11), sempre às 20h, no Teatro Gasômetro. Em turnê pelo Norte e Nordeste do Brasil, a iniciativa tem patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e os ingressos são gratuitos, com resgate via Sympla. Ao fim de cada sessão, haverá um bate-papo entre os atores e o público presente.
No enredo, o espetáculo apresenta três irmãs que vivem no sertão baiano, às margens do Rio São Francisco, na cidade de Carinhanha. A mais nova das três, às vésperas de seu casório, acaba se apaixonando por um viajante no porto da cidade, e isto muda o rumo de todos os personagens da trama. Com texto assinado pela dramaturga Cláudia Barral e direção de Gabriel Villela, “Cordel do Amor Sem Fim – ou A Flor do Chico” estreou em 2021 e alcançou sucesso de público e crítica, tendo um público total somado de mais de dez mil pessoas.
De acordo com Paula Guerreiro, a atriz que interpreta a irmã mais velha, a montagem é um musical no qual a história é contada numa linguagem popular, e todos os envolvidos na peça têm em comum o trabalho com o teatro popular. Ela também aponta que o elenco, composto por doze pessoas, canta e toca ao vivo as músicas da trilha sonora, composta por músicas de Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Maria Bethânia e outros grandes nomes da Música Popular Brasileira.
Paula convida os belenenses a irem se emocionarem com o espetáculo, que tem um apelo estético e visual muito forte. “O público pode esperar um espetáculo pra se emocionar, pra rir, pra ter muito deleite estético… O espetáculo, visualmente, é muito bonito com seus cenários e figurinos assinados pelo Gabriel Villela, que é conhecido no nosso teatro como esse representante do nosso barroco. Então é um espetáculo visualmente muito impactante, musicalmente muito impactante. E a gente espera todo o público lá no Teatro Gasômetro para se emocionar, se divertir com essa história que se passa no sertão da Bahia e que fala da cultura ribeirinha, que é tão forte em Belém.”, finaliza.
“Os Geraldos” tem sua sede na cidade de Campinas, interior paulista, desde 2008 e tem uma atuação dividida em três frentes de trabalho: Criação Artística; Projetos Formativos; e Territórios Culturais. A primeira frente diz respeito à criação e circulação de espetáculos feitos pelo grupo, que já passou por mais de 100 cidades, tanto brasileiras quanto de outros países. A segunda frente realiza ações formativas como cursos e oficinas sobre a arte da atuação e gestão cultural, a partir das vivências práticas dos integrantes do grupo e de suas pesquisas. A terceira frente atua na viabilização de espaços que possam sediar, além das atividades do grupo, outras atividades artísticas.