Da Redação | Foto: Lívia Fialho/Divulgação
O projeto “Manas (En)Cena”, realizado pela Drag Queen Themônia Brigitte Liberté, encerra a sua quinta edição com uma performance especial nesta sexta-feira, dia 9, das 17h às 20h, na Casa das Artes, com entrada gratuita. O evento tem como participação especial a DJ Coytada, que será apresentadora e DJ do encerramento. Esta edição do “Manas En(Cena)” é financiada por emenda parlamentar da então Deputada Federal Vivi Reis, e tem apoio institucional da Fadesp/UFPA e do Governo do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará.
Durante toda esta semana, o projeto promoveu um laboratório de arte drag voltado às mulheres amazônidas, e na noite de amanhã, as participantes vão realizar seus debuts como drag queens. De acordo com Brigitte, o projeto sempre busca inovar a cada nova realização, e este ano não foi diferente. O Manas já aconteceu em formatos diversos como espetáculo, show virtual, programa de entrevistas e até festival de música, mas este ano ele aconteceu como um laboratório de Arte Drag voltado exclusivamente às mulheres, sejam elas mulheres cis, trans, travestis ou pessoas não-binárias que se entendam como mulheres.
“Dar visibilidade a arte feminina na Amazônia, fazer com que artistas e empreendedoras mulheres possam ter protagonismo nos seus fazeres, por isso o Manas (En)Cena sempre busca trazer novidades em suas edições, com intuito de dar espaço a diferentes nichos artísticos e de economia criativa feminina”, apontou Brigitte.
O projeto, ainda de acordo com Brigitte, tem como um de seus principais objetivos desmistificar a arte drag, que usualmente é vista como exclusiva a homens cis gays, e agregar cada vez mais a presença de mulheres nesses espaços.
A idealizadora do projeto afirmou que o público belenense está convidado a prestigiar o encerramento da quinta edição, resultado dos quatro dias pelos quais as oficinas e ações formativas foram ministradas. “O encerramento será um espetáculo aberto ao público, de performances das mulheres que participarem do laboratório e desejarem se apresentar. Será uma grande celebração do nascimento e demarcação de novas mulheres drags na cena Amazônica”, finalizou