Portal Jambu

Da Redação | Foto: Divulgação

O Cine Líbero Luxardo recebe nesta quinta-feira, a partir das 15h, a 5ª Mostra “Cinema Além da Imagem”, programação gratuita que exibe curtas amazonenses com temáticas de lendas amazônicas e filmes de humor por todo o país. O projeto retoma suas atividades após mais de 10 anos com a primeira parada em Belém, sua proposta é organizar exibições de filmes para pessoas com deficiência visual e auditiva. Além da programação na capital, haverá no dia 9 uma sessão em Santarém a partir das 14h, no Auditório Wilson Fonseca da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Lançada em 2009, a 5ª Mostra “Cinema Além da Imagem” é uma exibição de curtas do Amazonas com recursos de audiodescrição, legendas em português e libras para deficiente visuais e auditivos de todo o Brasil, tendo realizado mais de mil exibições. Serão exibidas 12 produções durante a Mostra, três com 60 segundos de duração, três com 90 segundos de duração, além de filmes com até 17 minutos, totalizando 80 minutos de duração. As obras que estarão presentes são: “Matinta Perera”, “Se Não…”, “Manjara”, “A Santa que Anda”, “Apaixonados”, “Esse Corpo Vai Ser Meu”, “Rio Solimões”, “O Saco”, “Só Um Pedido”, “O Lamento”, “Tem Dois Lá Fora” e “Que Cantada”.

Este ano a organização traz como grande novidade a presença de coordenadores das exibições, que farão a mostra nas capitais de 10 estados e 11 municípios próximos de cada capital escolhida. Após a passagem por Belém e Santarém, o projeto seguirá para Várzea Grande e Cuiabá no Mato Grosso, Goiânia e Anápolis em Goiânia, Fortaleza e Quixadá no Ceará, João Pessoa e Campina Grande na Paraíba, São Paulo e São José dos Campos em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iguaçu no Rio, Porto Alegre, Canoas e Pelotas no Rio Grande Sul e Londrina e Curitiba no Paraná.

Z Leão, responsável pela realização da mostra no Pará, explica que a iniciativa para pessoas com deficiência passou por um longo hiato entre a quarta e a quinta edição devido a perda do patrocinador master. “Mesmo buscando todos os anos novos investidores, o projeto não conseguiu apoio. Agora, com os editais da Paulo Gustavo e Aldir Blanc, conseguimos os apoios necessários”, afirma. O coordenador também compartilha que antes do edital, a organização buscou por outros patrocinadores, mas projetos inclusivos sempre sofrem em busca de apoio financeiro.

Realização do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas, Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, Governo do Amazonas, Ministério da Cultura e Governo Federal, com direção Geral de Leda Araújo, a iniciativa foi criada com objetivo de ampliar o acesso ao audiovisual para pessoas com deficiências visuais ou auditivas. Segundo os dados mais recentes coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 2,7 milhões de brasileiro possuem surdez profunda e outros 500 mil cegos. Ao todo, mais de 3 milhões de pessoas no país tem pouco ou nenhum acesso ao audiovisual vindo das salas de cinema, visto que as iniciativas para acessibilidade desses espaços são relativamente recentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu