Portal Jambu

Da Redação | Foto: Obra de Paula Guerra

A mostra “Arte, Moda e Sabor”, promovida pelo Coletivo Mulheres Artistas da Amazônia abre ao público para visitação nesta sexta-feira (26), a partir das 9h da manhã, na Galeria Rose Maiorana, em Belém, e fica em cartaz até o dia 15 de agosto. O evento busca unir diferentes linguagens artísticas do cenário cultural amazônida. Ao todo, 20 artistas vão participar desta exposição, assim como a grife de joias “O Belo Imperfeito” e a marca devchocolates Gaudens.

A exposição traz como proposta combinar estas três áreas distintas para construir uma experiência única e enriquecedora ao público. Esta iniciativa destaca a diversidade e a riqueza cultural amazônica, da mesma forma que valoriza o trabalho e a criatividade das mulheres artistas envolvidas no projeto. A vernissage de “Arte, Moda e Sabor” acontecerá nesta quinta-feira (25), na Galeria Rose Maiorana e será fechada para convidados.

Andréa Noronha, gestora do coletivo Mulheres Artistas, ressalta que a ideia por trás da mostra foi sair da zona de conforto e realizar uma exposição que mesclasse artes semelhantes no cenário cultural regional. “A arte de desenhar joias é muito importante porque ela será usada junto ao corpo das pessoas. Anatomicamente inserida no corpo e carregada no cotidiano demonstrando o estilo, os sentimentos, os sinais dos arquétipos e os ritos de passagens já vividos. Desenhar joias, de fato, significa desenhar novas partes do corpo. Com relação ao sabor, compramos a ideia do nosso mestre do chocolate na Amazônia, o chef Fábio Sicília, que tem o propósito de unir tradição e inovação para oferecer chocolates que são verdadeiras obras de arte comestíveis, utilizando o nosso cacau e sabores consagrados na Amazônia, tais como: o açaí, cupuaçu, bacuri e cumaru, explica.

Na área da arte, serão apresentadas peças confeccionadas pelas artistas que integram o coletivo. Estas obras são das mais variadas expressões e linguagens artísticas, tendo ao todo aproximadamente 30 peças dentre fotografias, pinturas, aquarelas e bordados.
Participam desta veia do projeto as artistas Rose Maiorana, Andréa Noronha, Maria Libonati, Michele Ferri, Rosana Teixeira, Fabiola Tuma, Camila Lima, Renata Costa, Thais Terumi, Suzane Maia, Celeste Heitmann, Lilia Leal, Nathalia Gabay, Graça Prado, Nazaré de Mello, Paula Guerra, Renata Segtowick, Melânia Vinagre, Mariângela Melo, Daniela Guerra e Mama Quilla.

A grife “O Belo Imperfeito” será representada por Rose Maiorana, anfitriã do projeto. A marca de acessórios femininos representa a parte da moda dentro da exposição, e traz peças que podem ser consideradas obras de artes únicas. Já a parte dos sabores está sob responsabilidade da marca de chocolates Gaudens, fundada em Belém pelo Chef Fábio Sicília. A Gaudens produz seus chocolates na Amazônia e se destaca pelo uso de ingredientes regionais na confecção de seus doces.

“Dentro do sistema da arte, pensamos muito em estratégias para agregar valor a todos os envolvidos, desta forma combinar talentos criativos de diferentes áreas, como arte, moda e gastronomia, para criar uma experiência única e enriquecedora, pode realmente resultar em algo inovador e emocionante para o público. A interseção de diferentes disciplinas artísticas pode levar a colaborações interessantes e ao crescimento mútuo de todos os envolvidos.”, finaliza Andréa Noronha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu