Da Redação | Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará
Fundado em 1901, o Arquivo Público do Estado do Pará-APEP é considerado um dos principais do gênero no Brasil. Ele possui um extenso acervo de mais de 4 milhões de documentos, com datas que vão do século XVII ao século XXI. O espaço tornou-se um importante local de pesquisa em Belém sobre documentos que registram a história do Pará. A partir de hoje(16) até sexta-feira (19), o APEP realiza ações formativas voltadas à arquivologia e manuseio de documentos históricos, das 9h ao meio-dia, em Belém. Com três oficinas distintas a serem realizadas a partir de amanhã (17), as atividades estão com as inscrições encerradas.
As oficinas vão acontecer concomitantemente durante os três dias, no Arquivo Público do Estado. A primeira delas será ministrada por João Lopes e será sobre instruções de preservação e conservação documental em suporte de papel, voltada à manutenção de arquivos feitos de papel, onde os participantes vão poder aprender técnicas usadas pelo Arquivo Público.
A segunda oficina será ministrada por José Augusto Ó de Almeida e Éderson Pinheiro, voltada à leitura de documentos históricos dos séculos XIX e XX. Nesta, o público terá a oportunidade de aprender noções para entender documentos históricos de momentos passados. Já a terceira, ministrada por Tarcísio Tomaz, vai abordar a identificação documental de inquéritos policiais das décadas de 1960 a 1990. “É uma documentação que o arquivo público está tratando tecnicamente e é uma ótima oportunidade de compartilhar todas essas informações para o público em geral”, destaca Leonardo Tori, diretor do APEP.
Ainda segundo Tori, os cursos de férias promovidos pela instituição são abertos ao público em geral. São cursos direcionados a todas as pessoas que tenham interesse em aprender mais sobre preservação documental, identificação e leitura de documentos históricos, que muitas vezes trazem grafias difíceis de ler.
Serviço
Curso de Férias do Arquivo Público do Pará
Período: De terça (16) a sexta (19)
Endereço: Tv. Campos Salles, 273, no bairro da Campina.