Portal Jambu

Da Redação | Foto: Bruno Nunes/Divulgação

Um dos pioneiros do rap amazônico, Bruno BO lança seu EP “O Ato da Docência”, nesta sexta-feira (12), em todas as plataformas digitais de música. Com quatro faixas, o disco foi contemplado em edital de incentivo da Fundação Cultural do Pará – FCP 2023, e aborda as experiências de Bruno,na docência e é um manifesto do artista sobre a potência da educação como motor de resistência, cidadania e busca pela dignidade da juventude periférica.

“O Ato da Docência” tem produção executiva de Bruna Raio e Edvaldo Souza, realização da empresa Realizador Cultural, participação de DJ Caique, Barba Negra e Nobre Beats, artistas com grande renome nacional e participação em diversos outros projetos. Bruno BO tem mais de duas décadas de carreira musical, atuando também como arte-educador e professor de sociologia em unidades de internação de adolescentes infratores. Doutor em Ciências Sociais e com pesquisas na área da cultura hip-hop com foco no rap, Bruno atualmente é professor de Sociologia do Instituto Federal do Pará e usa seu conhecimento acadêmico junto de sua musicalidade para transformar o rap em uma forma de alcançar seus alunos.

“Neste EP, declaro meu amor a minha profissão de educador – que é minha vocação -, meu amor aos meus alunos. Mas falo também das mazelas, preconceitos, falta de valorização, respeito e reconhecimento, a falta da devida importância da educação para a sociedade. Pra mim, o rap tradicional foi a melhor trilha sonora que eu encontrei pra poder falar de questões tão sérias. Esse é um disco pra trazer pra molecada a importância do estudo, do quanto o conhecimento é importante pra libertar, pra construir um caminho positivo”, diz Bruno BO.

A proposta do EP deriva do projeto “Jornada Quinto Elemento de Oficinas de Economia Criativa e Produção Cultural”, realizado em março deste ano, em diversos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS de Castanhal, nordeste do Pará, região onde Bruno leciona. Este projeto trouxe a proposta de aplicar a cultura do rap e do hip-hop como ferramenta social e fonte de recurso expressivo das diferentes realidades, experiências e visões de mundo. A “Jornada” ofereceu oficinas de capacitação, escrita criativa e produção cultural, assim como rodas de conversa sobre hip-hop. Bruno explica que a partir de todas essas vivências da iniciativa, foi-se conectando artistas e produtores culturais locais para que as experiências fossem expressas em seu novo EP.

Como resultado desse intercâmbio promovido pela “Jornada”, o disco “O Ato da Docência” traz a participação de alunos, participantes e de produtores da região. A gravação do novo projeto musical de Bruno BO foi realizada no estúdio Selo Kizomba, de “Allan Selectah”, que participou das rodas de conversa da “Jornada”. O EP traz, ainda, Laysa Santos, ex-aluna de Bruno; o rapper Kawan MC, do quilombo de Macapazinho; Ariel Casimiro na guitarra, artista da cena do Heavy Metal de Castanhal; Klaus MC, rapper trans e ativista do movimento Hip-Hop; e o beatmaker paraense Navi Beatz.

Sonoridade noventista misturada com a rítmica e sonoridade regional

Barba Negra e DJ Caique entram em cena para imprimir ao EP uma sonoridade do rap tradicional, marcada pelo beatmaker que, dentro do hip hop, atua como uma espécie de produtor musical construindo instrumentais com elementos percussivo a partir de uma melodia; e pelo Boom Bap, subgênero do hip hop que surgiu no início dos anos 90 com um timbre mais seco do gênero, batidas padrões e consistentes, e forte influência do Jazz e do Soul.

Além da roupagem noventista, “O Ato da Docência” traz também a marca autoral de Bruno BO: um rap amazônico, com “sotaque paraense”. “São elementos regionais, gírias, temáticas, sentimentos e sonoridades nossas, um rap com um molho brega, caribenho”, conta.

“A cultura paraense tem essa influência direta do Caribe e tem muita musicalidade, como a guitarrada, a forma como o teclado é utilizado. Eu já tinha feito um EP com leituras e versões de bregas a partir de uma roupagem mais voltada para o trap, misturando cúmbia e reggaeton”, explica Bruno a respeito do EP “Marcantes 2.0”, seu trabalho anterior ao novo disco, um EP lançado em 2021 onde o rapper regravou clássicos do brega paraense em versões drill, trap e digital cúmbia.

Serviço:

Lançamento do EP “O Ato da Docência”, de Bruno BO, dia 12 de julho, em todas as plataformas digitais de streaming.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu