Portal Jambu

Da Redação | Foto: Divulgação

Neste domingo (7), o Instituto Arraial do Pavulagem realiza o quarto e último Arrastão do Pavulagem, com expectativa de receber por volta de 35 mil pessoas. Na ocasião, será feita a tradicional Derrubada dos Mastros para marcar o encerramento da quadra junina organizada pela Prefeitura de Belém.

Com o tema “Arraial do Saber”, o Arrastão começa com a Roda Cantada às 9h, em frente ao Theatro da Paz. Às 10h, o cortejo desce pela Presidente Vargas e segue pela Rua Municipalidade até à Praça Waldemar Henrique para a Derrubada dos Mastros. Após a Derrubada dos Mastros, a banda Arraial do Pavulagem se apresenta junto de convidados como Mestra DudAbelhas com o grupo Arirambas, Nazaré Pereira, Manoel Cordeiro, Grupo de Carimbó Sancari, Edú Filho e Eduardo Du Norte.

O instituto mais uma vez trabalha para inclusão de pessoas com deficiência na procissão, em parceria com o Grupo Mundo Azul e o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Ao todo, o Arrastão receberá 300 pessoas com deficiência junto de seus familiares.

“A expectativa é que seja tranquilo, com muita festa e alegria no coração. Que todos brinquem e se divirtam conosco na rua, consolidando a dedicação dos brincantes iniciantes e iniciados do Batalhão da Estrela. Esperamos tudo de bom para esse último Arrastão e o público pode crer que vamos dar nosso melhor por essa grande festa, que tem como maior tradição levar cultura para o povo da Amazônia”, compartilha Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem.

Nesta edição, o Batalhão da Estrela será composto por 1100 pessoas, com 748 delas sendo mulheres, que conta com brincantes de Perna de Pau, Dança e Percussão, além de músicos de instrumentos de Sopro, Banjo e outros. Também haverá diferentes sessões se apresentando, sendo elas: os Cavalinhos (crianças que participam sob supervisão de adultos), os Vaqueiros e figuras inspiradas em festejos juninos tradicionais, como o Pirô, os Cabeçudos e o Boi Pavulagem.

“ARRAIAL DO SABER”: MESTRAS PARTICIPAM DA PROGRAMAÇÃO

O tema da 37ª edição do Arrastão do Pavulagem é “Arraial do Saber”, celebrando a sabedoria ancestral das mestras da cultura popular do Pará e destacando o papel fundamental das mulheres na preservação dos tesouros imateriais da Amazônia. O evento é uma realização da Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (Secult/Pa) e Governo do Pará, além de contar com o patrocínio da Equatorial Energia.

Ronaldo Silva reflete sobre os anos de tradição da festividade e tem orgulho da evolução que o evento tem tido nos últimos anos. “O Boi Pavulagem é um brinquedo encantador e cativante. Por isso que, quando chega essa época, é um momento de alegria para a nossa cidade, para o nosso povo paraense. Nosso sentimento de fazer parte já tem 37 anos de história. A dedicação dos novos integrantes é a mesma que sempre tivemos, e essa brincadeira é a nossa vida e nossa oportunidade de praticar o bem”, conclui.

Serviço:

Quarto Arrastão do Pavulagem

Data: Domingo, 23 de junho

Local de concentração: Theatro da Paz, Avenida da Paz, Praça da República – Bairro da Campina

Partida para o cortejo: 9h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu