Da Redação | Foto: Diogo Vianna / Ascom FCP
A Escola de Música Sonoredo realiza, amanhã, dia 2 de julho, o espetáculo “60 anos dos anos 60: Uma Festa de arromba”, no Teatro Margarida Schivasappa. Serão duas sessões, uma às 19h e outra às 20h30, com clássicos dos Beatles, músicas da Jovem Guarda e outros sucessos da época no repertório. Os ingressos para o show estão à venda na bilheteria digital da Sympla.
A década de 60 é marcada por diversos movimentos e causos que marcaram profundamente a história contemporânea. Foi o período de efervescência política com crescimento da luta dos direitos raciais, das mulheres e contra as guerras, principal característica do movimento Hippie. Em sua apresentação, a Sonoredo demonstrará como as músicas produzidas nesse contexto atravessaram fronteiras e modularam comportamentos, estéticas e sonoridades que persistem até hoje na sociedade.
O projeto possui quatro eixos temáticos para fazer um panorama sobre a produção cultural sessentista: os impactantes festivais da canção, a efervescência da Jovem Guarda, o fenômeno global dos Beatles e as canções que, embora não estivessem diretamente ligadas a estes movimentos, marcaram a época pela sua presença nas rádios. Estes eixos servem como norteadores para as discussões de caráter tanto retrospectiva quanto prospectiva, que estabelecem diálogo entre as diferentes gerações e evidencia a atemporalidade da música.
Sobre a Sonoredo:
A Escola de Música Sonoredo, fundada em 2018 por Adriano da Cruz de Souza, é inspirada por uma visão de ensino que valoriza tanto a individualidade quanto a sinergia coletiva, projeto que desafia o modelo convencional de escolas de música. A missão da Sonoredo é enfatizar a individualidade sonora de cada aluno, respeitando e nutrindo suas características únicas e preferências. A escola também trabalha fortemente com a prática coletiva por acreditar na amplificação e no enriquecimento da música quando compartilhada.
A escolha do nome “Sonoredo” vem da regra gramatical dos sufixos “edo”, que sugere um conjunto ou coletivo, traduzindo-se como “conjunto de sons”. Ao reconhecer a qualidade polifônica da música, a escola também promove “Encontros dos Sonoros”, momentos em que os alunos se juntam para praticar em conjunto, preparando-se para apresentações musicais em shows temáticos. Esses eventos não são apenas apresentações; são celebrações da jornada musical dos alunos, onde suas habilidades individuais são tecidas em uma experiência coletiva enriquecedora.
Serviço:
Apresentação “60 anos dos anos 60: Uma Festa de arromba”
Data: Terça-feira, dia 2 de julho de 2024
Horários: Das 19h às 20h e de 20h30 à 21h30
Local: Teatro Margarida Schivasappa, Av. Gentil Bittencourt, 650 – Batista Campos, Belém
Valores: R$65,00 a inteira e R$32,50 a meia-entradaIngressos disponíveis em:1ª Sessão e 2ª Sessão