Da Redação | Foto: Filipe Bispo
O segundo Arrastão do Pavulagem, promovido pelo Instituto Arraial do Pavulagem neste domingo (23), leva os brincantes para mais um dia de cortejo, a partir das 8h da manhã, com concentração em frente ao Theatro da Paz. O grande diferencial desse segundo encontro é a participação especial dos cantores Maria Lu e Antônio Oliveira, assim como da Banda Na Cuíra na apresentação da banda Arraial do Pavulagem ao final do cortejo.
A folia junina tem início às 9h da manhã, com a Roda Cantada em frente ao Theatro. Em seguida, às 10h da manhã, o cortejo parte descendo a Avenida Presidente Vargas até a Municipalidade, onde segue até chegar no destino final: a Praça Waldemar Henrique. O espaço será o palco das apresentações da banda Arraial do Pavulagem e convidados. O público pode esperar a presença das músicas inéditas “Boi da Estrela” e “Bordado de Flor”, lançadas recentemente, no repertório do show.
“O Boi Pavulagem é um brinquedo encantador e cativante. Por isso que, quando chega essa época, é um momento de alegria para a nossa cidade, para o nosso povo paraense. Nosso sentimento de fazer parte já tem 37 anos de história. Aprendemos e aprimoramos ao longo do tempo, e isso se tornou nossa escola. Vejo com orgulho o quanto caminhamos e aprendemos. E acredito que o Pavulagem nunca morrerá. A dedicação dos novos integrantes é a mesma que sempre tivemos, e essa brincadeira é a nossa vida e nossa oportunidade de praticar o bem”, comenta Ronaldo Silva, músico e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem.
Este ano, com o tema “Arraial do Saber”, o Batalhão da Estrela — nome dado ao grupo de brincantes que desfilam no centro do cortejo — atingiu seu maior número na história: são mais de 1100 participantes, divididos nos diversos segmentos artísticos. Outra novidade é a instalação de um ponto de hidratação na Rua Frei Gil com a Municipalidade, local onde os brincantes e o público podem encher seus copos ou garrafinhas com água de forma 100% gratuita.
A criação e produção do 37º Arrastão do Pavulagem é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, realização da Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (Secult/Pa) e Governo do Pará.
Serviço:
Segundo Arrastão do Pavulagem
Data: Domingo, 23 de junho
Horário: A concentração para o cortejo se inicia às 8h da manhã, com partida prevista para às 10h. A programação se encerra às 14h da tarde.
Local de concentração e de partida para o cortejo: Theatro da Paz, Avenida da Paz, Praça da República – Bairro da Campina