Da Redação | Foto: Paulo Cézar – Ag. Pará
A Revoada de Pássaros Juninos abre oficialmente a programação da 37º edição do Arraial de Todos os Santos, neste sábado (8), a partir das 17h, na Casa das Artes. As atividades previstas para o arraial deste ano vão acontecer de 8 a 30 deste mês, com concurso de quadrilhas juninas, misses, o auto junino do Curro Velho, apresentações de pássaros juninos e arraial das letrinhas na Casa da Linguagem.
Para abertura, haverá um cortejo com os fazedores de cultura popular caracterizados com as vestimentas e adereços folclóricos dos Pássaros Juninos, no entorno da Praça Santuário de Nazaré. Em seguida, a apoteose dos grupos vai acontecer dentro da Casa das Artes, e para encerramento, o grupo Sentinelas do Norte fará um show no espaço, a partir das 19h.
A Revoada de Pássaros Juninos é um momento divertido em que os grupos de pássaros juninos, uma manifestação cultural junina tradicional do Pará, encenam a reunião de pássaros e bichos que tentam escapar de caçadores em uma floresta. As aves conseguem fugir com a ajuda de seres lendários, e dão início a revoada, um símbolo de liberdade para celebrar o mês junino dentro do maior arraial da Amazônia.
Quadrilhas, arraiais e concursos
O XX Concurso Estadual de Quadrilhas tem seu início no dia 13 de junho, próxima quinta-feira, na Praça do Povo, dentro do Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves – Centur. Este ano, a quadrilha que estreia o palco da competição é a “Explosão Junina”, de Paragominas, às 19h. O concurso se encerra no dia 30 deste mês, com a noite de apresentação das quadrilhas campeãs.
No dia seguinte, dia 14 de junho, quem assume a Praça do Povo são as quadrilhas mirins, e quem abrirá a participação infanto-juvenil no Arraial de Todos os Santos 2024 é o grupo “Os Pipoquinhas da Roça”, de Belém.
O Teatro Waldemar Henrique, na Praça da República, recebe as apresentações dos “Pássaros Juninos”, de 18 a 23 de junho. Já a Casa da Linguagem realizará, no dia 21, o “Arraial das Letrinhas”.
De 28 a 30 de junho é a vez do Curro Velho promover o tradicional “Auto Junino”, que completa 33 anos em 2024. As oficinas para as apresentações do evento começaram no mês passado, e a montagem deste ano trará como tema “Uma história Junina de Chico e Catirina”, clássica história do folclore brasileiro.
As apresentações do concurso de Miss Diversidade 2024 terão início também no dia 28 de junho, e ao todo 50 candidatas vão competir pelo título. Angelique Bloond, de Concórdia do Pará, é quem abre a competição sendo a primeira a se apresentar. A performance de Sabrina Santrelly, de Mocajuba, é a que encerra as apresentações do certame este ano.
A expectativa de público para o Arraial de Todos os Santos deste ano é de 200 mil pessoas, de acordo com a Fundação Cultural do Pará, instituição da Secretaria de Estado de Cultura do Pará responsável pela realização do evento.
Serviço:
Arraial de Todos os Santos 2024
Abertura: Sábado, dia 11 de junho, às 17h na Casa das Artes, Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 – Bairro de Nazaré
XX Concurso Estadual de Quadrilhas:
Início: Quinta-feira, dia 13, às 19h.
Encerramento: Domingo, dia 30.
Local: Praça do Povo, Centur, Avenida Gentil Bittencourt, 650 – Bairro de Nazaré
Apresentações de Pássaros Juninos: De 18 a 23 de junho, no Teatro Waldemar Henrique, Avenida Presidente Vargas, 645 – Bairro da Campina
Arraial das Letrinhas: Domingo, dia 21 de junho, na Casa da Linguagem, Avenida Nazaré, 31 – Bairro de Nazaré
Auto Junino: De 28 a 30 de junho, no Curro Velho, Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 – Bairro do Telégrafo.
Concurso Miss Diversidade 2024: Sexta-feira, dia 28 de junho, na Praça do Povo, Centur, Avenida Gentil Bittencourt, 650 – Bairro de Nazaré