De Felipe Vilhena | Foto: Divulgação
O coletivo Vozes da Juventude organiza oficinas gratuitas de audiovisual no bairro do Guamá através do projeto “Ecocine”. A iniciativa utiliza o cinema e a produção de vídeos de forma a inspirar mudanças comportamentais e conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente. Com inscrições encerradas, as atividades serão realizadas todas às quartas e sextas, a partir desta semana, das 14h às 16h, até o fim do mês de junho.
O projeto é dividido em três módulos: roteiro e direção; edição de som e imagem; e curta-metragem e edição de vídeos. Na primeira oficina, os alunos produzirão vídeos curtos com enfoque na temática ambiental e as produções serão expostas em uma mostra de curta-metragens. O coletivo tem a expectativa de efetuar os demais módulos antes do fim de 2024.
Coordenador das aulas do primeiro módulo, o professor Matheus Neves é bacharel em cinema pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e membro do Coletivo de Audiovisual Infinita Produções. Atualmente, está na produção do curta-metragem “Rua da Felicidade”, onde atua como roteirista, diretor, produtor, ator, desenhista de som e faz parte da equipe de mixagem e masterização.
“O audiovisual pode ser uma ferramenta poderosa na educação ambiental, quando a gente cria conteúdos educativos que vão sensibilizar o público sobre essa questão. A combinação de imagens, sons e narrativas cativantes engajam as pessoas, inspirando essas mudanças de comportamento e promovendo conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente”, reflete o profissional.
O coletivo Vozes da Juventude é formado por geógrafos, cineastas e comunicadores do Pará, que aliam o discurso sustentável e a educação ambiental com a linguagem do audiovisual. Segundo Jaquelliny Lopes, jornalista e integrante do coletivo, o projeto incentiva novas práticas ambientais para garantir o equilíbrio do ser humano com a natureza. ”Nosso objetivo é construir o diálogo entre a arte cinematográfica e as boas práticas ambientais”, destaca.
A geógrafa e também membro do coletivo, Jamilly Lopes, explica que o projeto trabalha principalmente em levar o discurso ambiental para as comunidades das periferias de Belém. “Com a presença das comunidades, conseguiremos mapear e diagnosticar qual o cenário de vulnerabilidade social e ambiental presente naquele contexto para propor dinâmicas mais próximas da realidade dos alunos”, conclui.
Serviço:
Projeto ‘Ecocine’
Data: Todas às quartas e sextas-feiras, a partir do dia 29 de maio
Hora: Das 14h às 16h
Local: Lar Fabiano de Cristo, Rua Barão de Igarapé-Miri, nº 527 – Guamá, Belém
Redes sociais: Instagram