Portal Jambu

Da Redação | Foto: Divulgação

Com intuito de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de incentivar a visitação desses espaços, estreitando os laços com a sociedade, a Semana Nacional de Museus que esse ano tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”, é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus. Com uma programação gratuita e aberta ao público incluindo mesas de debates, apresentações artísticas e culturais e visitação guiada, a 22ª semana acontece em diferentes espaços e regiões do Estado até domingo, 19 de maio.

Em Belém, diversos espaços integrarão a programação, entre eles o Museu de Arte de Belém (MABE), localizado no palácio Antônio Lemos, no bairro da Cidade Velha. Com entrada gratuita, as atividades começam no dia 15 e acontecem sempre das 10h às 16h, incluindo oficinas e mesas redondas como forma de integrar o público, a academia e os espaços museais. A programação completa você encontra na página oficial da instituição.

Os museus e memoriais do Estado também fazem parte de uma programação diversificada, na capital e no interior. No dia 16, a partir das 9h, o Cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá, terá visita guiada mediada pela antropóloga Elisa Gonçalves Rodrigues; enquanto em Santarém, a abertura da semana de museus acontece amanhã, terça-feira, às 9h com uma roda de conversa com os alunos do Ensino Médio de uma escola técnica da cidade sobre o tema do evento, o encontro é no Centro Cultural João Fona.

No Museu Paraense Emílio Goeldi a programação é direcionada para professores, estudantes e o público em geral. Serão ofertados minicursos, oficinas, mesas redondas e visitações imersivas no espaço localizado na Avenida Governador Magalhães Barata. Na sexta-feira, 18 de maio, em alusão ao Dia Internacional do Museu, o Parque Zoobotânico terá entrada gratuita. Os detalhes sobre como participar das atividades ofertadas pelo museu paraense estão disponíveis no site do Goeldi.

A cada ano o Conselho Internacional de Museus (Icom) define um tema diferente para celebrar a data e nortear as atividades promovidas pelas instituições envolvidas. Em 2024 o tema escolhido foi “Museus, Educação e Pesquisa”, sinalizando para reflexões sobre o papel desses espaços como ambientes enriquecedores e impulsionadores de educação e pesquisa, por meio de seus acervos, visitações, oficinas e palestras.

Desde de 2020 Ibram e Icom apoiam anualmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, uma agenda criada na cúpula de 2015 que abrange dimensões ambientais, econômicas e sociais para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030. Neste ano, por conta do tema, destacam-se, segundo o Icom Brasil, as metas 4 e 9 relacionadas à educação de qualidade e à indústria, inovação e infraestrutura, respectivamente.

Serviço:

22ª Semana Nacional de Museus, “Museus, Educação e Pesquisa”

Dias: De 13 a 19 de maio

Programação gratuita – ver condições e programação completa no site oficial de cada instituição, ou pelas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu