Da Redação | Foto: Divulgação
O Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém, apresenta ao público uma seleção diversificada de filmes brasileiros. A programação para o mês de maio do CineSesc conta com quatro produções de diferentes gêneros cinematográficos, para todos os gostos e idades. Com entrada gratuita, as sessões ocorrem sempre às quartas e aos sábados, durante este mês de maio.
A seleção de filmes para exibição é feita por meio do catálogo de obras audiovisuais que está disponível no CineSesc. “Para esse mês, pensamos numa programação de cinema negro, com filmes que estão em nosso catálogo, entre ficções e documentários contemporâneos. Destacamos no circuito, o documentário da Ruth de Souza, que está em lançamento em quase todas as unidades de cinema do Sesc, em 4 das 5 regiões do Brasil, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste”, explica Carol Abreu, gerente de cultura do Sesc no Pará. O documentário será lançado na Netflix no dia 09 de junho.
Os filmes que vão ser exibidos nesta edição do CineSesc são “Filhas do Vento”, “Diálogos com Ruth Souza”, “Marte Um” e “Doutor Gama”. O primeiro a ser apresentado será “Filhas do Vento”, do Joel Zito Araújo, um drama emocionante que explora os laços familiares e trajetórias individuais e conta com Taís Araújo, Léa Garcia e Milton Gonçalves no elenco. A classificação indicativa deste filme é 14 anos, e a produção será exibida nesta quarta-feira (08), às 19h, e também no sábado, dia 25, às 17h.
Dando sequência a programação, “Doutor Gama”, filme que conta sobre a vida de Luiz Gama, advogado e um dos mais importantes nomes do abolicionismo no Brasil, pois lutou pela liberdade de centenas de escravizados durante o Império. Dirigido por Jeferson De e com grandes nomes no elenco, como Zezé Motta, este filme também tem classificação indicativa para 14 anos.
Já “Diálogos com Ruth Souza” é um documentário que homenageia a primeira atriz negra brasileira, Ruth de Souza, considerada uma das grandes damas da dramaturgia brasileira. Dirigido por Juliana Vicente, além da exibição, que acontece no dia 15 de maio, a sessão do filme contará com uma roda de conversa com a roteirista e crítica de cinema, Lorenna Montenegro. A roda de conversa irá tratar sobre “A Crítica de Cinema e a Cinefilia: um olhar contemporâneo”, apresentando conceitos como “Opacidade e Transparência no discurso fílmico”, além de terminologias como Mise en Scène e as especificidades da gramática do cinema. O filme tem classificação de 10 anos.
Também estará em cartaz “Marte Um”, filme que transporta o público para a vida cotidiana da família Martins, em Minas Gerais, oferecendo uma visão íntima de seus sonhos e desafios. Dirigida por Gabriel Martins, a obra tem classificação indicativa de 16 anos e sua sessão será no dia 22, às 19h.
“Há uma pluralidade na produção negra audiovisual brasileira, e as obras indicadas trazem esse protagonismo e narrativas que articulam memória, afeto, pertencimento, experiências, relações de cuidado e vínculo familiar. A importância é discutir, refletir e compreender as demandas sociais em uma filmografia tão rica, com este recorte que será apresentado”, aponta Carol Abreu.
Serviço:
Programação do CineSesc Maio (de 08 a 29 de maio).
Filhas do Vento, 85min, dirigido por Joel Zito Araújo
Datas: 08/05 e 25/05/2024
Horário:
08/05 – 19h
25/05 – 17h
Classificação 14 anos
Entrada gratuita
Doutor Gama, 80min, dirigido por Jeferson De
Datas: 11/05 e 29/05/2024
Horário:
11/05 – 17h
29/05 – 19h
Classificação 14 anos
Entrada gratuita
Diálogos com Ruth de Souza, 107min, dirigido por Juliana Vicente
Data: 15/05/2024
Horário: 19h
Classificação 10 anos
Entrada gratuita
Marte Um, 115min, dirigido por Gabriel Martins
Data: 22/05/2024
Horário: 19h
Classificação 16 anos
Entrada gratuita